Amigos

A PAZ DO SENHOR...

GOSPEL JOVENS

Seguidores

Você Está Buscando...

Página Gospel10

Página Gospel+

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CRISTO: O Tema Central de Cada Livro da Bíblia

Curiosidades Bíblicas

JESUS é o tema central de cada livro da Bíblia:

               VELHO TESTAMENTO

GÊNESIS: A Semente da Mulher
ÊXODO: O Cordeiro Pascoal
LEVÍTICO: O Sacrifício Perfeito
NÚMEROS: A Rocha de Meribá
DEUTERONÔMIO: O Grande Profeta
JOSUÉ: O Príncipe dos Exércitos Celestiais
JUÍZES: O Fiel Juiz
RUTE: O Resgatador Divino
I, II SAMUEL: O Profeta da Nossa Confiança
I, II REIS: O Rei Fiel
I,II CRÔNICAS: O Herdeiro do Trono de Davi
ESDRAS: O Escriba Versátil da Lei Mosaica
NEEMIAS: O Apaixonado por Jerusalém
ESTER: O Provedor da Última Hora
JÓ: O Libertador Eterno
SALMOS: O Nosso Pastor
PROVÉRBIOS: A Sabedoria de Deus
ECLESIASTES: O Eminente Pregador
CANTARES: O Esposo da Igreja
ISAÍAS: O Messias Esperado
JEREMIAS: O Profeta Que Chora
LAMENTAÇÕES: “ O CONSOLO DE ISRAEL”
EZEQUIEL: O Senhor Que Estará Ali (JEOVÁ SHAMA)
DANIEL: A Quarta Figura da Fornalha
OSÉIAS: O Esposo Fiel
JOEL: O Batizador
AMÓS: O Prumo
OBADIAS: O Salvador
JONAS: O Missionário em Terra Estranha
MIQUÉIAS: O Ajuntador de Israel
NAUM: O Cavaleiro da Espada Relampagueante
HABACAQUE: O Santo Que Veio de Temã
SOFONIAS: A Recompensa de Seu Povo
AGEU: O Desejado das Nações
ZACARIAS: O Profeta das Mãos Furadas
MALAQUIAS: A Recompensa dos Dizimistas

               NOVO TESTAMENTO

MATEUS: O Messias
MARCOS: O Servo
LUCAS: O Filho do Homem
JOÃO: O Verbo Eterno
ATOS: O Que Batiza Com o Espírito Santo
ROMANOS: O Nosso Justificador
I,II CORÍNTIOS: O Provador de Deus
GÁLATAS: O Cumpridor da Lei
EFÉSIOS: O Soldado Celeste
FILIPENSES: O Fortalecedor de Vidas
COLOSSENSES: O Tesouro da Sabedoria e da Ciência
I, II TESSALONICENSES: O Que Coroa com Justiça
I, II TIMÓTEO: O Nosso Mediador
TITO: O Fundador da Igreja
FILEMON: O Quitador das Nossas Dívidas
HEBREUS: O Sumo Sacerdote Eterno
TIAGO: O Médico Divino
I, II PEDRO: O Senhor Que Não Retarda Sua Promessa
I, II, III JOÃO: O Ágape de Deus
JUDAS: O Profetizado por Enoque
APOCALIPSE: A Raiz e a Geração de Davi

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Restauração Espiritual de Davi - Lição 09

TEXTO ÁUREO
"Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor traspassou o teu pecado; não morrerás" (2 Sm 12.13).

VERDADE PRÁTICA
O caminho da restauração passa pelo arrependimento e confissão do erro cometido e abandono da prática.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Salmos 51.1-4,7-12,17

1- Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2- Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.
3- Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4- Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares. 
7- Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.
8- Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
9- Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
10- Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.
11- Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.
12- Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.
17- Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

A Restauração Espiritual de Davi
Palavras-chave: pecado, arrependimento, confissão, perdão e renovação espiritual


          Um ano após o pecado com Bate-Seba, Davi clama por perdão ( Sl 51.1). Ele confessa seu pecado (vv. 2-6) e apela por uma purificação que restaurará sua alegria (vv. 7-9). Se Deus purificar seu coração, Davi novamente estará apto para influenciar outros (vv. 10-14) e, humildemente, louvará novamente o Senhor (vv. 15-17). Então o povo de Deus também prosperará (vv. 18,19).

          “Misericórdia” (51.1). O perdão é baseado na compaixão de Deus pelos desamparados.

          “Pecado” (51.1-2). Estes versículos usam todas as três palavras hebraicas básicas para pecado. São elas: (1) hata’, pecar, errar o alvo; (2) pesa’, rebelar-se, transgredir; e (3)’awon, iniquidade, culpa. Cada uma dessas palavras implica um absoluto padrão divino e define o pecado em relação a esse padrão. Podemos errar o alvo por causa de nossas fragilidades, podemos nos revoltar contra o padrão de Deus, ou podemos deturpá-lo em uma tentativa de evitar o conhecimento do pecado. Mas, de fato, todas as pessoas, da mesma forma que Davi, realmente pecam. O Salmo 51 desenvolve a mais completa e simples declaração de uma teologia do pecado. Ela identifica a natureza da falha humana pelos termos usados (vv. 1,2). Ela afirma que o pecado é contra Deus, que estabelece o padrão (v. 3). Sugere que a semente do pecado está enraizada na natureza humana decaída, de maneira que não somente executamos atos pecaminosos, mas nós mesmos somos pecadores por natureza (v. 5).


          “Eu conheço minhas transgressões” (51.3). A história do pecado de Davi com Bate-Seba, encontrada em 2 Samuel 11, conta-nos que ele viveu com o pecado encoberto, fechado dentro dele por um ano, desde a concepção de Bate-Seba até o nascimento da criança (cf. Sl 32). Assim que você ou eu estivermos cientes da transgressão, precisamos correr para Deus para encontrar perdão que traz renovada comunhão com o Senhor.


          “Um pecador desde o nascimento” (Sl 51.5). A doutrina bíblica de depravação é frequentemente mal entendida. Davi diz: “Eu nasci em iniqüidade (‘awon), e em pecado (hata) me concebeu minha mãe”. A verdadeira natureza de Davi foi desviada da forma planejada por Deus, de maneira que ele não atingiu o objetivo do desígnio de Deus para a humanidade. É essa falha na natureza humana, que Romanos 5.12-21 traça para a queda de Adão, que faz homens e mulheres pecadores e que gera o ato de pecar. Dizer que a humanidade é depravada significa que o pecado tem um firme domínio sobre o ser humano e que todas as pessoas praticam atos de pecado. Quão gloriosa então a esperança que ecoa através desse Salmo. Deus pode fazer o que não podemos, pode criar em nós um coração limpo. Através da graça e perdão de Deus podemos estar libertos da dominação do pecado.


          “Verdade” (51.6). O conceito básico sublinhando a palavra hebraica para “verdade” é aquele de confiança. Uma coisa é verdadeira porque ela está de acordo com a realidade e pode ser confiável. O Dicionário Expositivo das Palavras da Bíblia (Zondervan, 1985) diz: “Verdade esteja no íntimo’ (Sl 51.6) é provavelmente melhor interpretado por 1 João 1. É viver honestamente com Deus e consigo mesmo, confessando as falhas, e ainda lutar para escolher o caminho que Deus expôs na revelação”. Resumindo, ser real no nosso relacionamento com Deus e conosco mesmos significa uma total honestidade em avaliar tudo o que fazemos.



          Criar um coração puro (51.10). A palavra hebraica para “criar” não significa fazer algo do nada. Ao contrário, significa originar e é frequentemente usada quando um autor do AT quer afirmar que somente Deus é a origem de uma determinada coisa. Assim, Deus criou os céus e a terra, um ato muito além da capacidade humana para ser copiado. E é Deus quem, em extenso perdão, transforma a personalidade interior do crente. Nascemos no pecado, porém renascemos com um coração puro.


          Retirando o Espírito Santo? (51.11). No AT, o Espírito Santo foi provado por crentes com uma presença divina capacitadora. Mas Saul, antecessor de Davi, havia sido privado da presença do Espírito por causa do seu pecado (1 Sm 16.14). Davi, então, está expressando a preocupação de que seu pecado podia ser tão grande que Deus também removeria dele Seu Espírito. Há uma importante diferença, entretanto, entre a presença capacitadora do Espírito que vemos no AT e a presença permanente do Espírito no NT. O Espírito de Deus é Sua garantia de redenção (Ef 1.13-14).


          “Então” (51.13). Para alcançar os perdidos você e eu devemos viver juntos de Deus.


          O que Deus quer de nós (51.17). Davi pede por um “espírito quebrantado” e um “coração quebrantado e contrito”. Não cometa o erro de pensar que isso significa que Deus procura nos esmagar, ou transformar-nos em chorões sem valor. Cada imagem que reflete o pecado obstinado de Davi em tomar Bate-Seba é uma admissão de sua falta de humildade diante de Deus. Davi sabia o que era correto, mas, de qualquer forma, errou! O coração quebrantado e contrito é sempre responsivo a Deus, querendo fazer Sua vontade. ( RICHARDS, Lawrence O.. Guia do Leitor da Bíblia. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, p. 362).




GRAÇA DOMINICAL

Perfeição não, Perdão sim

Àquele que não conheceu pecado,
 o fez pecado por nós, para que, nele,
 fôssemos feitos justiça de Deus.
2 Coríntios 5.21

            Não foram os romanos que crucificaram Jesus. Não foram os pregos que cravaram Jesus no madeiro. O que o pendurou na cruz foi a convicção de que era necessário que Ele se fizesse pecado- Ele, que era puro, se tornasse pecado, e a ira de Deus fosse derramada, não sobre a criação, mas sobre o Criador.
    Quando aquEle que não conheceu pecado tornou-se pecado por nós, quando o sem pecado foi coberto com os pecados do mundo inteiro, Deus não convocou o seu exército de anjos para o livrar. Não o fez, porque sabia que preferia entregar Seu Filho a desistir de nós.
     Apesar do que você fez, não é tarde demais. Não obstante a distância onde você caiu, não é tarde demais. Não importa quão profundo seja o seu erro, não é tarde demais para cavar, puxá-lo fora, e deixar você livre.
     O que faz de alguém um cristão não é a perfeição, mas o perdão.(LUCADO, Max.Graça para o Momento - Vol. I. Rio de Janeiro, CPAD,3ª Ed. 2007, p.129. 

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Questionário da Escola Dominical- 4º Trimestre 2009

QUESTIONÁRIO LIÇÃO 09 - A RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL DE DAVI - Jonilson Barros Caldas
CLASSE:_______________________________NOTA_________
ALUNO:______________________________________________

1) Considere as afirmações abaixo:
a- O relacionamento pecaminoso de Davi com Bate-Seba foi rápido, mas as consequências foram duradouras;
b- Por certo, Davi só obteve paz espiritual após dizer a frase que resume a atitude de um pecador arrependido: "Pequei contra o Senhor" ( Sm 12.13);
c- Somente a Palavra de Deus é poderosa para lançar luz em nossas densas trevas;
d- Até ser confrontado pelo profeta Natã,Davi agiu à semelhança dos nossos primeiros pais, que também tentaram ocultar seus pecados (Gn 3.1-13);
e- Davi certamente era um homem que amava a Palavra de Deus. Entretanto, podemos afirmar com segurança que no momento de sua queda espiritual ele estava longe da lei divina.

Analisando cada afirmação acima, marque agora a opção correta:
I- Todas as afirmações estão corretas;
II- Todas as afirmações estão incorretas;
III- Somente as afirmações a, b ,c estão corretas;
IV- Somente as afirmações b, d, e estão corretas;
V- As afirmações a, c,d estão incorretas.

2) Preencha os espaços com o número correspondente de acordo com a leitura diária.
(1 ) Jó 22.23           (   ) A misericórdia divina
(2 ) Sl 19.7              (   ) O perdão traz a verdadeira alegria
(3 ) Is 57.18            (   ) A Palavra de Deus restaura a alma
(4 ) Mq 7.18,19       (   ) Deus perdoa e "esquece"
(5 ) Hb 8.12            (   ) Deus restaura o que se arrepende
(6 ) Sl 32.1,2           (   ) Deus restaura o caminho do pecador

3) ... várias atitudes o cristão deve tomar em relação à Palavra de Deus, a fim de que não venha tropeçar (Rm 10.17; 1 Ts 1.6). Com base na frase acima, coloque V para verdadeiro e F para falso:
(    ) A Palavra não precisa ser aceita e acolhida por nossas mentes e corações;
(    ) O crente necessita ouvir a Palavra, recebê-la e também nela meditar ( Sl 1.2);
(    ) É preciso manejar bem a Palavra da verdade ( 2 Tm 2.15)
(    ) O importante é armar-se com a Palavra ou estar cheio dela, não é necessário saber como usá-la.

4) Complete de acordo com o texto da lição:
A ____________________ comprova que _____________ _____ foi totalmente ____________ diante de Deus, e suas _________________ expostas nos _________________ confirmam essa_________________. Não há porque ______________ sob o domínio do _____________, uma vez que a ____________________ assegura-nos de que o _______________ de ______________ quebrou esse __________________ e tem _______________ para nos __________________ totalmente dele ( Rm 6.14; 1 Jo 1.7,9).

5) Em se tratando da lição estudada, analisando cada frase de acordo com a revista, assinale a coluna B de acordo com a coluna A:
a- Davi estava consciente de         (     ) importantíssimo no proces-
    que, para ser restaurado,                   so de restauração.
    ele necessitava do                     (     ) vergonha diante da divinda-
b- No processo de restaura-                    de, que é santa.
    ção, cabe a nós demons-            (     ) favor e da compaixão do
     trar uma atitude de                           Eterno.
c- Somos portadores de uma           (     ) arrependimento, conscienti-
    natureza pecaminosa, e o re-              zação, confissão e abando-
    conhecimento desse                            no da prática pecaminosa.
    fato é                                        (     ) arrependimento, confissão,
d- A nossa transgressão deve             quebrantamento e abando-     provocar um sentimento de                no do pecado, assim como
e- A ordem do processo de                      fez Davi.
    restauração é sempre essa:                           

O gabarito do questionário pode ser solicitado pelo e-mail: jonilsonb.com.br@hotmail.com.                                            

sábado, 21 de novembro de 2009

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 8 - O PECADO DE DAVI E SUA CONSEQUÊNCIAS

ALUNO: _______________________________________________________
CLASSE: _______________________________________ NOTA: ________

1) Das alternativas abaixo somente uma única está correta. Marque-a.
(a) Ninguém pode negar que a tentação para praticar o mal, o pecado, é uma realidade bem presente em todos nós (Mc 7.21-23; Tg 1.14);
(b) O crente não é tentado pelo diabo, porque está imune à tentação;
(c) A tentação em si é pecado, então , então todo cristão deve manter- se sempre vigilante nesse sentido;
(d) Davi ainda não era rei , quando tragicamente, caiu em pecado, vencido pela sua própria paixão desenfreada;
(e) Deus, o Senhor de toda justiça, reprovou o ato de Davi ( 2 Sm 11.27), por isso não perdoou-lhe quando este demonstrou arrependimento ( Sl 51).

2) De acordo com o assunto estudado, todos as afirmações estão corretas, exceto a:
(a) A Escritura revela três fontes básicas da tentação, que são respectivamente, o diabo, o mundo e a carne;
(b) O diabo é um ser espiritual, “ o maligno”(Mt 13.19), que se opõe a Deus e à sua criação;
(c) O mundo, como sistema e filosofia de vida, é inimigo dos valores cristãos;
(d) A carne, no sentido bíblico, é a natureza humana, depravada, decaída e propensa ao pecado ( Rm 7.18);
(e) No que diz respeito ao tentador, a recomendação bíblica é que devemos desafiá-lo e assim ele fugirá ( Tg 4.7).

3) Leia as informações abaixo.
(a) Depois de ter consumado o seu ato pecaminoso, Davi , de várias maneiras e durante um bom tempo, tentou ocultá-lo (( 2 Sm 11.27);
(b) Davi enviou uma carta real ao comandante Joabe, através de Urias, onde estava contida a sentença de morte do próprio portador ( 2 Sm 11.14,15);
(c) O pecado parece doce, inofensivo e natural, no entanto, suas consequencias são amargas;
(d) Davi estava no lugar errado e na hora errada quando pecou. A Escritura diz que naquele tempo os reis costumavam ir à guerra, mas Davi ficou em casa ( 2 Sm 11.1,2);
(e) Davi tentou esconder seu pecado. Quando o crente prossegue dessa forma , o julgamento divino o aguarda, pois “Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isso também ceifará” ( Gl 6.7).
Agora marque:
(1) Todas as informações estão corretas;
(2) Todas as informações estão incorretas;
(3) Somente a, b, c estão corretas;
(4) Somente a ,c, e estão corretas;
(5) somente b está incorreta.

4)Relacione a 2ª coluna de acordo com 1ª.
(1) Natã                                                          (    ) Portava-se indevidamente em local praticamente público
                        (2) Tentação                                        e veio  a se tornar objeto de cobiça do rei que,
 desocupado, a avistou banhando-se,
(3) Bate-Seba                                                     desejou-a, mandou que a trouxessem e adulterou com ela;
(4) Davi                                                         (    ) Nos mostra que há também doenças de origem espiritual;
(5) Bíblia                                             (     ) Em si não é pecado; pecado é ceder-lhe. Uma vez consumada sempre produzirá frutos amargos;
(    ) Em relação à ela, somos advertidos a não somente “viver”,
 mas também a “andar” em Espírito (Gl 5.25);
(6)  Carne                                           (    ) Quando Davi achava que, morto o esposo da mulher com quem
 adulterara,o seu problema estava resolvido,
Deus envia este profeta para confrontá-lo ( 2 Sm 12.1-25);
(    ) Com certeza ele não vigiou espiritualmente, como reiteradas
 vezes nos adverte as Escrituras Sagradas a fazermos. Pode
 ser que ele não tenha considerado as consequências que seu ato lhe traria.

5) Complete as lacunas de acordo com a revista estudada.
Natã narra a parábola do ________________, que possuía uma única _______________, e do __________________, que tinha muitas ovelhas. O fazendeiro rico toma a _____________ ovelha do camponês e oferece aos seus _____________________. Ao ouvir tal fato, ____________ ficou tão irado e _________________ com o fazendeiro – uma característica de quem vive com pecado __________________ - que exige a _____________ de tal ______________ e ainda a _____________________quatro vezes mais ao ___________________ ( 2 Sm 12.5,6).

Questionário elaborado por Jonilson Barros Caldas


Solicite o gabarito através do e-mail: jonilsonb.com.br@hotmail.com

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Página Dominical

Domingo, 22 de novembro de 2009


Lição 08 - O Pecado de Davi e Suas Consequencias


TEXTO ÁUREO:

E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém” ( 2 Sm 11.1).

VERDADE PRÁTICA:

A resposta à tentação para pecar não é ignorá-la ou ser-lhe indiferente,
mas invocar as promessas bíblicas pela fé em Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE


2 Samuel 11.2,45,14-17

2 - E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
4 - Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa.
5 - E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou. 14 - E sucedeu que, pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e mandou-lha por mão de Urias.
15 - Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
16 - Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
17 - E, saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.

Subsídio

          A menina entra na sala com seu longo vestido, que se arrasta por trás de seus sapatos de salto alto. O chapéu de abas largas, inclinado para direita, repousa precariamente sobre sua cabeça. Está acompanhada por um “homem”. Pode-se observar as pontas de seus dedos, dentro das mangas do casaco, dobradas por vários centímetros sobre os braços. Arrastando os pés dentro de sapatos duas vezes maiores que eles, seus passos incertos desmentem o sorriso confiante. Quando as crianças brincam, vestem-se tal qual mamãe e papai, depois de prestarem muita atenção ao seu modo de trajar e de caminhar. Modelos... todos nós os temos... pessoas às quais imitamos, pessoas que representam nossos ideais. Talvez, inconscientemente, imitemos seus atos e adotemos suas ideias
          É provável que nenhum dos modelos de bom comportamento mencionados na Bíblia tenha se destacado mais do que o rei Davi. Ao nascer em uma época entre Abraão e Jesus, tornou-se o líder de Deus para todas as tribos de Israel, e o ancestral do Messias. Davi foi um homem segundo o coração de Deus ( 1 Sm 13.14). Quais eram as qualidades pessoais de Davi que agradavam a Deus?
          À medida que lemos o livro de 2 Samuel, que nos conta a história de Davi, ficamos entusiasmados quando o vemos ser coroado rei de Judá, e mais tarde monarca de todas as tribos de Israel ( 2 Sm 5.1-5); quando louva a Deus ao conduzir a Arca da Aliança de volta ao Tabernáculo ( 2 Sm 6.1-23) e exulta ao liderar seus exércitos à vitória sobre todos os inimigos, a fim de concluir a conquista da Terra Prometida, iniciada por Josué ( 8-10). Davi foi um homem de muitas conquistas.
          Porém Davi era um ser humano, e sobrevieram-lhe períodos sombrios em que tropeçou e caiu em pecados. Davi pecou com Bate-Seba e, para encobrir esse pecado, mandou matar o marido dela. Embora os pecados de Davi tenham sidos perdoados, suas consequências permaneceram - Davi experimentou desgraças e aflições, tanto em sua família como em sua nação. Deus está sempre pronto a perdoar, porém devemos conviver com as consequências de nossos atos. Esconder nossos pecados simplesmente multiplica suas dolorosas consequências.
          Davi abandonou seus propósitos de rei e de líder em tempos de guerra. Sua ambição pela prosperidade e pelo conforto levou-o da vitória ao tormento. Por ter cometido adultério com Bate-Seba, sofreu as consequências de seu pecado, que destruíram sua família e sua nação. Não é fácil ler a história de sua luxúria, adultério e assassinato ( 2 Sm 11-13) e esta revela que mesmo os grandes homens, que se esforçam para seguir e obedecer a Deus, são susceptíveis às tentações e ao pecado.
          A santidade não nos dá a segurança de uma vida fácil, que pode ser vivida de um modo descuidado. Davi tinha problemas em sua família – seu próprio filho incitava a nação para que se rebelasse contra o pai e chegou a se coroar rei ( 2 Sm 14.1-18.33). A grandeza pode causar o orgulho, como vemos no ato pecaminoso de Davi ao instituir um censo a fim de se gloriar pelo poder de sua nação ( 2 Sm 24.1-25). Mas a história desse rei caído não termina em tragédia. Através do arrependimento, sua paz e comunhão com Deus foram restauradas, embora tenha sofrido as consequencias dos pecados que cometeu ( 2 Sm 12-20). Estas consequências permaneceram com ele durante toda a sua vida, como um lembrete de seus atos pecaminosos e da necessidade que tinha de Deus.
          A tentação muitas vezes se instala quando a vida de uma pessoa se encontra desprovida de sentido e objetivos. Algumas vezes pensamos que os prazeres pecaminosos e a isenção das limitações impostas por Deus nos proporcionarão uma sensação de vitalidade; o pecado, porém, cria um ciclo de sofrimentos que não compensa os prazeres passageiros que ele oferece.
          Devemos procurar, durante a leitura do livro de 2 Samuel, as características de santidade na vida de Davi – sua fidelidade, paciência, coragem, generosidade, comprometimento e sinceridade ¬– assim como outras características que honram a Deus, como a modéstia e a penitência. A partir de seus pecados e de seu arrependimento, podemos aprender lições extremamente valiosas. Assim como Davi, você também pode se tornar uma pessoa “segundo o coração de Deus”. (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD, 2004, pp. 362, 363).


GRAÇA DOMINICAL
        
                                                     Um Pasto Para A Alma

Deitar-me faz em verdes pastos.
SALMO 23.2

          Para que um campo produza fruto, ele deve ocasionalmente ficar sem cultivo. E para ficar saudável, você deve descansar. Diminua a velocidade, e Deus curará você. Ele trará descanso para a sua mente, seu corpo, e, acima de tudo, para a sua alma. Ele lhe conduzirá aos pastos verdejantes.
          Os pastos verdes não eram o terreno natural da Judeia. As colinas ao redor de Belém, onde Davi cuidava de seu rebanho, não eram viçosas e verdejantes. Mesmo hoje são brancas e ressecadas. Qualquer pasto verde na Judeia é o trabalho de algum pastor de ovelhas. Ele limpou a terra irregular e rochosa. Cepos de árvores foram arrancados, e o mato foi queimado...
          Com sua próprias mãos trespassadas, Jesus criou um pasto para a alma. Ele arrancou a vegetação rasteira e espinhosa da condenação. Removeu com dificuldade as enormes pedras do pecado. Em seu lugar plantou sementes de graça e cavou lagos de misericórdia.
           E Ele nos convida a descansarmos ali.( LUCADO, Max. Graça Para o Momento Vol II - 1ª Ed. . Rio de Janeiro, CPAD, 2008 p. 289).


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

VIDA FAMILIAR E RELACIONAMENTOS

VIDA FAMILIAR E RELACIONAMENTOS


Deus fez algo maravilhoso quando criou as famílias. Embora as famílias tenham mudado desde os tempos bíblicos, sempre funcionaram da mesma forma básica. As famílias devem ser lugares de encorajamento e amor. Abrigos nas tempestades da vida. Deus ama tanto as famílias que criou uma família para o Seu próprio Filho - Jesus Cristo. Ele valoriza o papel da família e criou-a para ser o centro do crescimento e desenvolvimento. Cada membro tem um determinado papel. Os filhos aprendem a cuidar de si mesmos e de outros na família. Os pais ensinam suas famílias a conhecerem a Deus e a andar com Ele. Deus inventou a família milhares de anos atrás e ainda hoje é uma de suas criações favoritas.
A FAMíLIA NA BíBLIA
Nos tempos bíblicos, a família se compunha de um ajuntamento. Incluía não só pais e filhos, com outros parentes, mas também empregados, viajantes, estrangeiros e qualquer outra pessoa que estivesse na casa. O chefe da família protegia a todos. A família de Jacó, por exemplo, abrangia três gerações (Gênesis 46:8-26). Biblicamente, o termo "família" se confunde com "casa". De fato, "fundar uma casa" pode se referir a organizar uma habitação separada, bem como estabelecer uma família. Em sentido amplo, "casa" pode se referir a uma nação inteira ("casa" de Israel). Os chefes das famílias voltando do seu exílio na Babilônia controlavam algumas vezes centenas de familiares. (Esdras 8:1-14). A família era uma pequena parte de um clã ou tribo. Nos tempos nômades, as responsabilidades e vassalagens se concentravam no grupo familiar maior enquanto ele se mudava de lugar para lugar. Aqueles que pertenciam ao clã sabiam que tinham que trabalhar pelos interesses comuns e ter responsabilidade por todo o grupo. Cada um protegia o outro e tomava providências para outros membros da família em tempos de necessidade.
Com as vidas dos isrealitas estabelecidas, famílias (no sentido mais amplo da palavra) começaram a viver em pequenas cidades circundadas por campos de trigo, cevada e linho, com áreas de pastagens para ovelhas e cabras. Um grupo familiar misto, interdependente, tal como os danitas, de Zorá e de Estaol (Juízes 18:11) compunha cada grupo de cidades. As pessoas tinham que compartilhar a carga de trabalho e cooperar para que a família inteira sobrevivesse a condições adversas.
Como o trabalho artesanal e o comércio se desenvolveram junto com atividades mais sedentárias, os filhos aprenderam as habilidades de seus pais e continuaram os negócios da família. Consequentemente, toda a cidade tinha que seguir um determinado ofício (I Crônicas 4:14; Neemias 11:35). Especializando-se am alguns negócios, entretanto, as pessoas se tornaram menos autosuficientes, dependendo mais deos agricultores para a alimentação e de outras cidades que se especializaram na produção de roupa e cerâmica (I Crônicas 4:21-23).
GRUPOS FAMILIARES MENORES
Com o crescimento das cidades, grupos que se relacionavam viviam juntos em áreas específicas. Neemias (Neemias 11:4-8) e o escritor de Crônicas (I Crônicas 9:3-9) registraram que muitos membros das tribos de Benjamim e Judá viveram em Jerusalém. Os grupos familiares começaram a se fragmentar em grupos menores que se mudaram para as cidades. O grupo familiar ficou ainda menor à proporção que os limites da família mais ampla se estreitava. A família típica era formada de marido, mulher e seus filhos. Como as casas eram pequenas, todos moravam numa só casa.
Durante o período dos reis, Amom e Absalão, filhos do Rei Davi, estabeleceram suas próprias casas separadas (II Samuel 13:7-8, II Samuel 20). Naquele tempo, havia poucos escravos na sociedade hebraica, mas eles também eram considerados membros da família. Como os limites mais amplos da família se diluíram, o chefe da família perdeu um pouco de sua autoridade. Como resultado, a sociedade ficava formada de modo que o rei era soberano e todas as pessoas lhe eram sujeitas.

SALVAÇÂO



O tema central do evangelho de Cristo é a Salvação. A salvação é uma figura de linguagem de ampla aplicação que expressa a idéia de resgate da perdição e da miséria para um estado da segurança. O evangellho proclama que o mesmo Deus, que salvou Israel de Egito, Jonas da barriga do peixe, o salmista da morte, e os soldados de naufragar (Exodos 15:2; Jonas 2:9; Salmos 116:6; Atos 27:31), é o Deus que salva do pecado e das consequências do pecado para todo aquele que confiar em Cristo. Assim como estes livramentos foram feitos exclusivamente por Deus, e não são exemplos de pessoas salvando-se a si mesmas com a ajuda de Deus, assim é a salvação do pecado e da morte. “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.” (Efésios 2:8). “A salvação vem de Deus, o SENHOR!” (Jonas 2:9).



Do que os crentes são salvos? São salvos da ira de Deus, do domínio do pecado, e do poder da morte (Romanos 1:18; 3:9; 5:21); de sua condição natural de ser dominado pelo mundo, pela carne, e pelo diabo (João 8:23-24; Romanos. 8:7-8; 1 João 5:19); dos medos que uma vida pecadora gera (Romanos 8:15; 2 Timóteo 1:7; Hebreus 2:14-15), e de muitos hábitos e vícios que fazem parte da vida (Efésios 4:17-24; 1 Ts. 4:3-8; Tito 2:11 –3:6).


Como os crentes são salvos destas coisas? Através de Cristo, e em Cristo. O Pai é tão interessado em exaltar o Filho como Ele é em resgatar o perdido (João 5:19-23; Filipenses. 2:9-11; Colossenses 1:15-18; Hebreus 1:4-14). É fato dizer que os eleitos foram escolhidos para Cristo, o Filho Amado, assim como Cristo foi escolhido para os eleitos amados (Mateus 3:17; 17:5; Colossenses 1:13; 3:12; 1 Pedro 1:20; 1 João 4:9-10).


Nossa salvação envolve primeiro, a morte de Cristo por nós, segundo, Cristo vivendo em nós (João 15:4; 17:26; Colossenses 1:27) e nós vivendo em Cristo, unidos com Ele em Sua morte e ressureição (Romanos 6:3-10; Colossenses 2:12, 20; 3:1). Esta união vital, que é sustentada pelo Espírito, do lado divino, e pela fé, do nosso lado, é formada através do nosso novo nascimento, e pressupõe uma aliança no sentido de nossa eleição eterna em Cristo (Efésios 1:4-6). Jesus foi designado antes da fundação do mundo para ser nosso representando carregando os nossos pecados sobre seus ombros (1 Pedro 1:18-20; cf. Mateus 1:21), e nós fomos escolhidos para ser efetivamente chamados, conforme a Sua imagem, e glorificado pelo poder do Espírito (Romanos 8:11, 29-30).


Os crentes são salvos do pecado e da morte, mas para que ele são salvos? Para viver eternamente o amor de Deus — Pai, Filho, e Espírito. A fonte de amor para com Deus vem da redenção do amor de Deus por nós, e a evidência deste amor para com Deus é amor ao próximo (1 João 4:19-21). A finalidade de Deus, agora e daqui por diante, é continuar expressando seu amor em Cristo conosco, e nosso objetivo deve ser continuar expressando nosso amor às três Pessoas de Deus, adorando-O e servindo-o em Cristo. Uma vida de amor e de adoração é a nossa esperança da glória, nossa salvação presente, e nossa felicidade para sempre. Este artigo foi extraído do Concise Theology: A Guide to Historic Christian Beliefs by J. I. Packer.

Resposta de Deus