Amigos

A PAZ DO SENHOR...

GOSPEL JOVENS

Seguidores

Você Está Buscando...

Página Gospel10

Página Gospel+

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

terça-feira, 27 de abril de 2010

Jeremias, o Profeta da Esperança

LIÇÃO 01 - JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA – 2° TRIMESTRE DE 2010

TEXTO ÁUREO
"Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás" (Jr 1.7).

VERDADE PRÁTICA
A missão do homem de Deus é inegociável. Ele foi chamado para cuidar dos interesses do Todo-Poderoso, e proclamar com isenção e coragem a sua Palavra.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Jeremias 1.1-10
1 - Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim.
2 - A ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo - terceiro ano do seu reinado.
3 - E lhe veio também nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.
4 - Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
5 - Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.
6 - Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.
7 - Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
8 - Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
9 - E estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.
10 - Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.

O Livro de Jeremias
Tema: A falta de arrependimento levará a destruição
Palavras-chave: Arrependimento, restauração

Autor
     Jeremias, filho de Hilquias, foi um profeta da cidade levita de Ananote e talvez tenha sido descendente de Abiatar. O significado do seu nome é incerto, mas “O Senhor exalta” e “O Senhor lança” são possibilidades. A vida pessoal desse profeta é mais conhecida do que a de qualquer outro profeta do AT porque ele nos deixou muitas marcas de seus pensamentos, preocupações e frustrações.
     Jeremias recebeu a ordem de não se casar ou ter filhos para ilustrar a sua mensagem: o julgamento era iminente, e a próxima geração seria exterminada. Seu companheiro e amigo mais chegado era o seu escriba Baruque. Jeremias tinha poucos amigos além dele. Ao que parece, são qualificados como amigos apenas Aicão, Gedalias, filho de Aicão, e Ebede-Meleque. Isso se deve em parte por causa da mensagem de ruína proclamada por Jeremias, uma mensagem contrária à esperança do povo e que incluía uma sugestão de rendição aos babilônios. Apesar dessa mensagem de ruína, da sua severa repreensão aos líderes e do desprezo pela idolatria, o seu coração doía pelo povo, pois sabia que a salvação de Israel não estava desassociada da fé em Deus e de um relacionamento de aliança correto, expresso pela obediência.

Data
     Jeremias profetizou a Judá durante os reinados de Josias, Jeoaquim, Jeconias e Zedequias. O seu chamado é datado em 626 a.C, e o seu ministério continuou até pouco tempo depois da queda de Jerusalém, em 586 a.C. O profeta Sofonias precedeu ligeiramente a Jeremias e Naum, Habucuque e Obadias foram contemporâneos seus. Ezequiel foi um contemporâneo mais jovem, profetizando na Babilônia de 593 a 571 a.C.

Contexto Histórico
     Jeremias iniciou o seu ministério no reinado de Josias, um rei bom que adiou temporariamente o juízo de Deus prometido por causa do governo terrível de Manassés. Os acontecimentos estavam mudando rapidamente no Oriente Próximo. Josias tinha iniciado uma reforma, a qual incluía a destruição dos lugares altos pagãos em Judá e Samaria. Entretanto, a reforma teve um efeito pouco duradouro sobre o povo. Assurbanipal, o último grande rei assírio, morreu em 627 a.C. A Assíria estava enfraquecendo, e Josias expandindo o seu território para o norte. A Babilônia sob o domínio de Nabopolasar, e o Egito, sob Neco, estavam tentando sustentar sua autoridade sobre Judá.
     Em 609 a.C., Josias foi morto em Megido ao tentar impedir o Faraó Neco de ir contra o que restava a Assíria. Três filhos de Josias (Joacaz, Jeoaquim e Zedequias) e um neto (Joaquim) sucederam-no no trono. Jeremias viu a insensatez da linha de ação política desses reis e alertou-os sobre os planos de Deus para Judá, mas nenhum deles deu atenção à advertência. Jeoaquim foi abertamente hostil a Jeremias e destruiu um rolo enviado por ele, cortando-o em algumas colunas e jogando-as no fogo. Zedequias foi um governo fraco e vacilante, buscando às vezes os conselhos de Jeremias, outras vezes permitindo que os inimigos de Jeremias o maltratassem e o aprisionassem.

Conteúdo
     O livro consiste principalmente em uma breve introdução (1.1-3), uma coleção de oráculos contra Judá e Jerusalém, que Jeremias ditou ao seu escriba Baruque (1.4-20.18), oráculos contra nações estrangeiras (25.15-38; caps. 46-51), acontecimentos sobre Jeremias escritos em terceira pessoa, provavelmente por Baruque (caps. 26-45), e um apêndice histórico (cap. 52), que é quase idêntico a 2 Reis 24-25. As profecias do livro não estão em ordem cronológica.
     Jeremias tinha um coração compassivo para com o seu povo e orou por ele mesmo quando o Senhor lhe disse que não fizesse isso. Ainda assim, condenou os governantes, os sacerdotes e os falsos profetas por levar o povo à perdição. Atacou também o povo por sua idolatria e proclamou um juízo severo a menos que o povo se arrependesse. Conhecendo as intenções de Deus, defendeu a rendição à Babilônia e escreveu aos que já estavam no exílio para que se estabelecessem e vivessem suas vidas normalmente. Foi estigmatizado por muitos como traidor por causa da sua pregação. Entretanto, Jeremias tinha em seu coração o melhor para o povo. Sabia que a nação seria destruída caso a aliança com Deus não fosse honrada. Mas Deus também se interessava pelos indivíduos e seu relacionamento para com ele. Como Ezequiel, Jeremias enfatizou a responsabilidade individual.
     Jeremias era apenas um jovem quando foi chamado para carregar uma severa mensagem de ruína ao seu povo. Tentou evitar essa tarefa, mas foi incapaz de permanecer calado. O povo tornara-se tão corrupto sob Manassés que Deus resolver dar um fim à nação. Derrotado e levado ao exílio, o povo iria refletir sobre o que lhe acontecera e por quê. E depois do castigo e arrependimento apropriados, Deus traria um remanescente de volta a Judá, puniria as nações que os havia punido e cumpriria a sua antiga aliança com Israel, Davi e os levitas. E ainda lhes daria uma nova aliança e escreveria a sua lei em seus corações. O trono de Davi seria novamente estabelecido, e sacerdotes fiéis serviriam ao povo.
     Os oráculos contra as nações estrangeiras ilustram a soberania de Deus sobre todo o mundo. Todas as nações pertencem a ele e todas devem responder a ele por sua conduta.

Características Literárias
     Jeremias usa muitos estilos e esquemas literários. O seu livro é o mais longo da Bíblia, e embora alguns capítulos estejam escritos em prosa, a maioria está em poesia. A sua poesia é de beleza e lirismo únicos na Escritura. Ele faz uso eficaz da repetição, como na frase “pela espada, e pala fome, e pela peste” (14.12), “terra, terra, terra!” (22.29), e “o templo do SENHOR” (7.4); também faz uso de expressões como “irrisão” (18.16). O simbolismo ocorre no uso do cinto de linho (13.1), da botija de oleiro (19.1), e das prisões e jugos (27.2). São usados criptogramas em 25.26 e 51.1,41. Jeremias é um observador perspicaz de plantas e animais (2.21,23). Presenteou-nos com muitas frases maravilhosas (2.13; 7.11; 8.20,22; 31.29,33).

Aplicação Pessoal
     Jeremias viu que religião é essencialmente um relacionamento moral e espiritual com Deus, um relacionamento que requer a devoção de cada indivíduo. Cada pessoa é responsável por seu próprio pecado. O concerto novo (31.27-40) é o vínculo espiritual entre Deus e o indivíduo. Esse é um novo e incondicional concerto, que envolve Deus escrevendo a Lei nos corações humanos, o perdão da iniquidade e a deslembrança do pecado. Tudo isso foi cumprido na encarnação de Cristo e no evangelho que ele pregou.
     Muito da mensagem de Jeremias é relevante porque é eterna. O pecado sempre deve ser punido, mas o verdadeiro arrependimento traz restauração. A nossa idolatria, que consiste em coisas como riqueza, talento ou posição, é chamada de outros nomes, mas o pecado é o mesmo, e o remédio é o mesmo. Deus pede obediência às suas ordenanças em um relacionamento puro de aliança. O pecado exige arrependimento e restauração; obediência conduz à bênção e à alegria.

Cristo Revelado
     Através de sua ação e atitude, Jeremias retrata um estilo de vida similar ao de Cristo e, por esta razão, pode ser considerado um tipo de Cristo no AT. Ele demonstrou grande compaixão pelo seu povo e chorou por ele. Sofreu muito nas mãos do povo, mas o perdoou. Jeremias é uma das personalidades mais parecida com Cristo no AT.
     Diversas passagens de Jeremias são aludidas por Jesus em seu ensino: “é, pois, esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos?” (7.11; Mt 21.13); “que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis” (5.21; Mc 8.18); “achareis descanso para vossa alma” (6.16; Mt 11.29) “ovelhas perdidas foram o meu povo” (50.6; Mt 10.6).

O Espírito Santo em Ação
     Um símbolo do Espírito Santo é o fogo. Deus assegura a Jeremias: “converterei as minhas palavras na tua boca em fogo” (5.14). Em certo momento, Jeremias quis parar de mencionar a Deus, mas “isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer e não posso” (20.9). Hoje, chamaríamos a isso a obra do Espírito Santo em Jeremias.
     Além do trabalho normal de inspirar o profeta e revelar-lhe a mensagem de Deus, também é o Espírito Santo quem cumpre a promessa do novo concerto que irá colocar a lei de Deus na mente do seu povo e escrevê-la no seu coração. As ordenanças externas do concerto antigo serão agora internalizadas, e o crente terá o poder de obedecer em todos os pontos à lei moral de Deus. O conhecimento de Deus será universal, e outros povos serão incluídos nas bênçãos de Deus. Na aliança antiga, o perdão foi prometido; agora, o perdão vem com a promessa de que Deus não mais terá lembrança dos seus pecados (Bíblia de Estudo Plenitude. Barueri, SP: SBB 2001 Ed. 2009, pp. 717,718).

SUBSÍDIO PARA JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA
     Jeremias identifica o cenário de seu ministério em Judá (Jr 1.1-3). O Reino Hebraico do Sul havia sobrevivido à invasão assíria que arrasara o Reino de Norte, Israel. Agora, no entanto, a pequena terra é ameaçada pelo sucessor da Assíria, enquanto grande potência grande potência do Norte: Babilônia. Uns 40 anos antes da derrota esmagadora de Judá, imposta por Deus, Este chama Jeremias para servir-lo como profeta (vv. 4-8) e define seu ministério: exterminar, destruir os reinos (vv. 9-10). Duas visões se destacam dessa descrição sobre a missão implacável do profeta. Ele vê uma amendoeira que, por ter florescido tardiamente, serve de símbolo profético do julgamento que demorou bastante, mas agora é iminente (vv. 11-12). Jeremias avista uma panela no fogo, “cuja boca se inclina para o Norte”, fluindo seu conteúdo para Judá, a simbolizar as milícias prestes a esmagar a terra natal dos judeus (vv.13-16). A missão de Jeremias é de anunciar a intenção de Deus de julgar, mas o profeta é advertido de que eles “pelejarão contra ti” (vv. 17-19). Como é estranho, e ao mesmo tempo maravilhoso, observar que este homem, o mais sensível dos seres humanos, fora enviado para uma missão que exigia a máxima coragem para enfrentar uma adversidade intensa e previsível.
     “A palavra do Senhor” (1.2). Esta e outras frases similares são encontradas centenas de vezes no Antigo Testamento. Ela identifica uma revelação direta de Deus para uma pessoa ou através dela, pessoa esta chamada para ser seu mensageiro a esta geração.
     “Antes que eu te formasse no ventre materno eu te consagrei” (1.5). A intenção original do versículo não foi de prover munição para a nossa batalha atual contra o aborto, mas de confortar Jeremias. O profeta estava absolutamente inteirado de sua natureza sensível. Por conseguinte, sentia-se a pessoa mais inadequada para a tarefa que Deus lhe designara (1.6). A lembrança que Deus nos proporciona, de que “antes que eu te formasse” e de que “eu te consagrei” é atual. Deus não somente nos conhece, mas nos fez do jeito que somos! É indiscutível o fato de que ele nos equipou para toda e qualquer missão que tenha em mente para cada um de nós.
     Jeremias. O profeta nasceu em Ananote, a uns cinco quilômetros de Jerusalém, numa família de sacerdotes. Foi chamado por Deus de na’ar (1.6), um jovem entre 16 e 18 anos de idade. Mais tarde, próximo da idade de se casar, Deus o proibiu de fazê-lo (16.1-4). A despeito das reformas posteriormente instituídas por Josias, as primeiras pregações de Jeremias denunciaram, em alto e bom som, o paganismo judaico. Conquanto o profeta admirasse Josias (22.15-16), ele permaneceu horrorizado com a corrupção da sociedade de Judá. Por mais de 20 anos, o profeta buscou conscientizar seu povo do ônus do pecado e da chamada ao arrependimento, mas foi tudo em vão (25.3).
     Com a morte de Josias, multiplicaram-se as aflições do profeta. Este, com aproximadamente 35 anos, iniciou ampla ofensiva contra Jeoaquim , o sucessor de Josias (22.13-19). Em decorrência, foi a julgamento. Muito embora inocentado de pecados capitais, ainda assim, quase foi morto (26.10-23).
     Não obstante, o profeta, na mesma medida em que continuava prevenindo Judá a que não resistisse à Babilônia, acusava o povo de ter abandonado sua aliança com o Senhor (11.9-17). Esse procedimento conduziu a população e as lideranças de Judá a um crescente ressentimento. Cidadãos de sua terra natal conspiravam tirar-lhe a vida (vv. 18-23); até mesmo os membros de sua própria família estiveram envolvidos na trama (12.6). Por onde quer que fosse, Jeremias ouvia maldições e zombarias (15.10-11; 17.15; 20.7). Como resposta, clamava a Deus com veemência a que julgasse seus inimigos (11.20; 12.3; 15.15; 17.18; 18.18-23; 220.12). Tentou, sem sucesso, desistir de seu ministério (9.2; 15.10-11; 20.9) e experimentou o desespero (20.14-16). Deus, no entanto, exigiu que continuasse com a sua tarefa. Severo, o sensível profeta continuava a pregar a mensagem do julgamento iminente. Jeremias viveu para presenciar a destruição de Jerusalém ( RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, p. 449).

GRAÇA DOMINICAL
Chamando e Capacitando
Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás (Jr 1.7).

     Deus falou com Moisés por intermédio de uma sarça ardente. Preparou Josué para guiar o seu povo à Terra Prometida. Ungiu Davi, rei de Israel. Escolheu Saulo no caminho de Damasco; agora Paulo: embaixador de Cristo. Deus fez um convite a Jeremias, de acordo com o seu propósito, para que este proclamasse a sua mensagem. Deus convoca cada crente para anunciar as Boas Novas.
     Chamado desde o ventre de sua mãe, Deus traça seu plano na vida de Jeremias: um jovem (na`ar) entre 16 e 18 anos. O jovem tenta fugir, o Senhor revela o seu propósito naquela vida, de acordo com a sua vontade. O “profeta das lágrimas”, com uma alma emotiva, feita para amar, desabafa: “Atendei e vede se há dor como a minha dor” (Lm 1.12), no peito um coração sensível e quebrantado (Jr 8.21-9.1), foi enviado a transmitir uma mensagem direta e severa, encarando a rejeição, oposição e sofrimento.
     Quando Deus chama, Ele mesmo capacita, temos que colocar os valores espirituais em primeiro lugar, manifestando o compromisso e o relacionamento íntimo que a alma necessita ter com Deus, abrindo caminho para que outras pessoas se aproximem de Deus através de nossas vidas.
     Deus quer nos usar do jeito que somos: Ele nos escolheu, quer nos aperfeiçoar, nos qualificar, pois “a nossa capacidade vem de Deus” (2 Co 3.5). Nós temos um chamado. Deus nos chama a levar a sua mensagem, para que todos possam ouvir, aceitar e aplicar a Palavra em suas vidas.

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 1 – JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA – 2° TRIMESTRE DE 2010- Elaborado por Jonilson Barros Caldas

CLASSE: ____________________________________________________________
ALUNO: __________________________________________________ NOTA:____

1) Quanto origem e a biografia do profeta Jeremias é correto afirmar:
a) Nascido na cidade sacerdotal de Anatote, que distava uns seis quilômetros de Jerusalém;
b) O profeta exerceu o seu ministério entre 626 a 586 a.C.;
c) Era filho de Hilquias, um sacerdote em Anatote, na terra de Benjamim;
d) Foi contemporâneo dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias (Jr 1.3);
e) Nascido na cidade sacerdotal de Jerusalém, que distava uns seis quilômetros de Anatote;
f) Era filho de Zedequias, um sacerdote em Jerusalém, na terra de Benjamim.
Agora marque a opção correta:
I- Todas as afirmações são verdadeiras;
II- Todas as afirmações são falsas;
III- Apenas as afirmações a, b, c são verdadeiras;
IV- Apenas as afirmações a, b, c são falsas;
V- Apenas a afirmação e é verdadeira.
V- Somente as afirmações e,f são falsas.

2) Jeremias recebeu da parte do Senhor uma grande missão: profetizar às nações.
Sobre a vocação de Jeremias somente uma opção é incorreta. Marque-a:
a) Foi o profeta vocacionado por Deus por Deus ainda na flor de seus dias, para que viesse a florescer serviços e frutificar devoções aos santos de Israel;
b) Assim veio a palavra do Senhor a Jeremias: “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta” (Jr 1.5).
c) Jeremias foi vocacionado por Deus no fim de seus dias, apesar de ser escolhido desde o ventre. Ele não recua, nem apresenta justificativa para não atender a voz de Deus, porque o Senhor pôs palavras na sua boca;
d) Não sabemos a idade de Jeremias quando Deus o chamou para ministério profético. A Bíblia limita-se a informar que não passava ele de uma criança (Jr 1.6);
e) Jeremias ainda não existia, mas já era conhecido por Deus; ainda não estava ciente de sua missão, porém já se achava santificado para o ministério; ainda não sabia falar, todavia, o Senhor já o tinha dado aos povos como arauto.
f) Jeremias assusta-se; quer recuar, apresentando uma justificativa ao Senhor: “Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança” (Jr 1.6);

3) Coloque V para verdadeiro e, F para falso:
(    ) Sob as mais duras e inumanas condições, Jeremias não cumpriu fielmente o seu ministério; não combateu as iniquidades e nem conclamou a nação ao arrependimento;
(    ) O vocábulo hebraico na`ar tem ampla conotação; tanto pode significar menino, adolescente, ou jovem;
(    ) Três coisas fez o Senhor em relação a Jeremias: conheceu-o, santificou-o e o deu às nações;
(    ) Mesmo sob mais duras e inumanas condições, Jeremias cumpriu fielmente o seu ministério; falou a Palavra de Deus; combateu as iniquidades e conclamou a nação ao arrependimento;
(    ) Jeremias fora chamado para ser homem do povo. Era populista e popular; era obcecado por índices de aceitação, estava preocupado com o marketing pessoal;
(    ) Consciente de sua chamada, Jeremias adotou uma posição que viria a desagradar à nobreza e ao povo.

4) Relacione de acordo com a leitura diária:
(a) Jr 1.1                         (    ) A vocação profética de Jeremias
(b) Jr 1.5                        (    ) A prisão de Jeremias
(c) Jr 16.2                     (    ) O estado civil de Jeremias
(d) Jr 32.9-12              (    ) A viagem de Jeremias ao Egito
(e) Jr 37.15                   (    ) A origem sacerdotal de Jeremias
(f) Jr 43.1-7                  (    ) A propriedade comprada por Jeremias

5) Complete de acordo com a revista:
É chegado o _______________ de os ______________ de Cristo proclamarmos, com mais _________________ e _______________________, “todo o _________________ de Deus” (At 20.27). Quer nos ouçam, quer nos deixem de __________________, saberão todos que neste __________________ há um povo __________________ e ___________________________ - a _________________ de Deus, cujo único __________________________ é pregar o __________________________ completo a toda __________________, em toda a _______________ (1 Pe 2.9; Mc 16.15).

Questionário elaborado por Jonilson Barros Caldas
O gabarito do questionário pode ser solicitado pelo e-mail: jonilsonb.com.br@hotmail.com

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Lição 13 - Solenes Advertências Pastorais

LIÇÃO 13 – SOLENES ADVERTÊNCIAS PASTORAIS - 1º trimestre de 2010

TEXTO ÁUREO
"Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos" (2 Co 13.5a).

VERDADE PRÁTICA
Uma das responsabilidades pastorais é disciplinar a igreja com amor, a fim de que esta desenvolva-se espiritualmente sadia.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Coríntios 12.19-21; 13.5,8-11
2 Coríntios 12
19 - Cuidais que ainda nos desculpamos convosco? Falamos em Cristo perante Deus, e tudo isto, ó amados, para vossa edificação.
20 - Porque receio que, quando chegar, vos não ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis, e que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos;
21 - que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe para convosco, e eu chore por muitos daqueles que dantes pecaram e não se arrependeram da imundícia, e prostituição, e desonestidade que cometeram.
2 Coríntios 13
5 - Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
8 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.
9 - Porque nos regozijamos de estar fracos, quando vós estais fortes; e o que desejamos é a vossa perfeição.
10 - Portanto, escrevo essas coisas estando ausente, para que, estando presente, não use de rigor, segundo o poder que o Senhor me deu para edificação e não para destruição.
11 - Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.

SUBSÍDIOS PARA SOLENES ADVERTÊNCIAS PASTORAIS

     Depois de ler esta lista de pecados (2 Co 12.20,21), é difícil acreditar que estas sejam as pessoas que Paulo declarou possuírem grandes dons e serem líderes qualificados (8.7). Paulo temia que as práticas dos coríntios perversos invadissem a congregação. Ele escreveu com severidade, esperando que endireitassem suas vidas antes de sua chegada. Devemos viver de uma forma diferente dos incrédulos, não deixando que a sociedade secular dite o modo como devemos tratar as pessoas. Não deixe que a cultura à sua volta influencie o seu comportamento(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD, 2004, p.1626).

GRAÇA DOMINICAL
A Sabedoria Contida nas Advertências
Não erreis: Deus não se deixar escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gl 6.7).

     Muitas vezes ficamos surpresos com os infortúnios da vida, mas quando somos prensados contra a parede da sinceridade, precisamos admitir que se tivéssemos despedido aquela recepcionista tola, e feito alguma coisa a respeito daqueles telefonemas, teríamos evitado muitos problemas. Geralmente, já sabemos que os transtornos estão logo ali. Os cristãos que caíram nas chamas do pecado sentiram o fogo enfraquecendo muito antes dele se apagar. Uma gravidez indesejada ou as explosões de ira podem parecer fruto de um momento de desvario, mas na realidade são, em geral, o resultado do hábito de ignorar as advertências sobre algum pecado iminente.
     Será que você está perto do pecado? Será que seus sentidos estão fracos? Será que seus olhos foram treinados para girar e se movimentar quando deveriam para e observar?Então, talvez você esteja precisando consertar o seu detector de perigo (LUCADO, Max. Graça Para o Momento- Vol. II. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p 73).
.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Visões e revelações do Senhor

LIÇÃO 12 – VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR – 1° TRIMESTRE DE 2010

TEXTO ÁUREO
“Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor” (2 Co 12.1).

VERDADE PRÁTICA
As experiências espirituais são importantes, mas não devem ser o principal requisito para o reconhecimento ministerial de um obreiro.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Coríntios 12.1-4,7-10,121

1 - Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor.
2 - Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu.
3 - E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
4 - foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar.
7 - E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
8 - Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim.
9 - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
10 - Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.
12 - Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós, com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.

SUBSÍDIOS PARA VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR

     Paulo explica que as “fraquezas” são a fonte da vanglória. Depois que o apóstolo recebeu uma revelação assombrosa de ter sido, ele próprio, arrebatado aos céus (2 Co12.1-6), Satanás golpeou-o com um “espinho na carne”. Muitos imaginam tratar-se de uma enfermidade séria, deformante. Paulo ora com fervor para a sua remoção, mas a resposta foi “não”. Através dessa experiência, Paulo aprendeu que a fraqueza não passava de uma chamada especial a que confiasse no Senhor, que se alegra em mostrar a sua força nas pessoas fracas (vv. 7b-10). Apesar de sua assim chamada “fraqueza”, Paulo dificilmente poderia assumir um papel secundário diante dos superapóstolos de os coríntios se encantaram (vv. 11-13).
     Conheço um homem em Cristo (12.2). Obviamente, o próprio Paulo, mas ele fala com reservas para evitar gloriar a si mesmo ao invés do Senhor, que concedia tal privilégio. Há catorze anos: Por volta de 42 d.C, no período da sua vida não descrita em Atos. Terceiro céu: O céu mais alto, a presença de Deus, em contraste com os céus e as estrelas visíveis da Terra.
     Paraíso (2.4). Aqui, identificado com o “terceiro céu” (v.2); o lugar de comunhão bem-aventurada com Deus (Lc 23.43; Ap 2.7). Paulo não era capaz, nem tinha permissão de repetir o que tinha ouvido.
     Minhas fraquezas (12.5). No contexto, Paulo fala basicamente de algo que faz com que pareça fraco aos olhos de quem ministra. O apóstolo aprendera que quando parecia fraco aos olhos dos outros, era verdadeiramente forte, pois, a partir daí, Deus trabalhava através dele de maneira mais eficaz. Que mensagem para nós! A efetividade espiritual não depende de nossas habilidades, nem mesmo de como os outros nos vêem! Só depende de nossa própria disposição em confiar inteiramente em Cristo.
     O espinho de Paulo (12.7). Discute-se muito sobre qual seria o mal crônico de Paulo. Uma sugestão é que ele sofria de doença ocular nada atraente. O argumento tem sustentação numa referência no final da epístola aos Gálatas, ao acrescentar um pós-escrito a essa epístola, em letras grandes.
     Embora seja fútil tentar identificar o “espinho”, ele causou grande consternação em Paulo e, em última instância, serviu para um bom propósito, tornando-se a ocasião para uma revelação a ele da graça triunfante de Deus, que basta em meio às fraquezas de Paulo.
     Também devemos notar que, embora Deus não responda às alegações repetidas de Paulo, para que se desviasse de mim, removendo-o, não há nenhum indício de que Deus esteja aborrecido com Paulo por alegar dessa maneira. Na verdade a resposta de Jesus (v. 9) indica a preocupação de Deus em responder, mesmo que diferentemente do que Paulo havia orado.
     Por fim, é importante notar que a resposta de Jesus não foi vista como punitiva por Paulo; nem fez com que ele se resignasse esbofeteando-o como uma atitude de derrota. Pelo contrário, afirmou em Paulo que, sempre que Satanás o esbofeteia (quer diretamente como adversário destrutivo ou indiretamente como agente controlado por Deus para realizar o desenvolvimento do caráter), ele pode se gloriar de suas fraquezas, pois a graça e o poder te bastam para permitir que ele continue em seu ministério apostólico. Nem o espinho, qualquer mensageiro de Satanás, nem qualquer teste de Deus para aprimorar o caráter farão com que ele pare de servir a Deus. Ele pode, portanto, sentir prazer... porque, quando está pessoalmente fraco, ele pode ser forte em Jesus.
      Os cristãos e a boa saúde (12.8,9). Há quem afirme que a cura é propiciada aos crentes na crucificação de Cristo. Paulo, no entanto, não foi curado. Alguns sustentam que Deus responderá a qualquer oração basta que acreditemos. Paulo não carecia de fé, mas não foi curado. Esta e outras passagens do Novo Testamento, como Filipenses 2.25-27, nos lembram que os cristãos podem sofrer em decorrência de uma saúde precária, além de outras dificuldades, sem que isso represente pecado ou falta de fé. Ao permitir o sofrimento de Paulo, Deus tinha um propósito para sua vida. Como é bom estarmos confiantes em duas situações: Quando sofremos, Deus tem em mente uma boa razão. Quando estamos fracos, podemos aguardar até que Deus nos mostre seu poder em, e através de nós (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, p. 784; Bíblia de Estudo Plenitude. Barueri, SP: SBB 2001 Ed. 2009, pp. 1209-1210).

GRAÇA DOMINICAL
O amor faz a diferença
“Mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.” Lucas 7.47

      Nós podemos substituir a palavra perdoado por aceito e manter a integridade dessa passagem. “Aquele que é pouco aceito, pouco ama". Se pensarmos que Deus é insensível e injusto, imagine como vai tratar as pessoas. Com insensibilidade e injustiça. Entretanto, se descobrirmos que Deus nos cobriu de um amor incondicional, será que não vai fazer diferença?
     O apóstolo Paulo diria que sim! Fale sobre uma mudança total de opinião. Ele passou de briguento a ursinho de estimação. Paulo a.C. (antes de Cristo) fervia de raiva. Ele “assolava a igreja” (Atos 8.3). Paulo a.D. (após a Descoberta) transbordava de amor...
     Seus acusadores batiam nele, prendiam-no, ridicularizavam-no. Mas será que você consegue encontrar uma ocasião em que ele respondeu? Uma manifestação de mau humor? Uma explosão de ira? Esse é um homem diferente. Sua ira desapareceu. Sua paixão é forte. Sua devoção é inquestionável. Ásperas explosões de raiva? Uma coisa do passado.
     O que fez a diferença? Ele encontrou Cristo (LUCADO, Max. Graça Para o Momento- Vol. II. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p 97).

QUESTIONÁRIO LIÇÃO 12 - VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR - 1° TRIMESTRE DE 2010 – Elaborado por Jonilson Barros Caldas

CLASSE: ____________________________________________________________
NOME:_______________________________________________ NOTA: ______

1) Relacione de acordo com a lição estudada:
(a) Visões e revelações
(b) Paraíso
(c) Espírito de Deus
(d) Paulo
(e) Espinho na carne
(f) Experiências espirituais
(    ) Essa expressão de Paulo referia-se a um tipo de sofrimento que lhe foi imposto por causa das revelações, a fim de ele não se ensoberbecer;
(    ) Considerava como maior glória para si os seus sofrimentos, enfermidades, prisões, açoites, fomes e perseguições;
(    ) São experiências do campo das manifestações espirituais que não se constituem em doutrinas, mas são possíveis à vida do crente desde que estejam em conformidade com a Bíblia;
(    ) São importantes, mas não devem ser o principal requisito para o reconhecimento ministerial de um obreiro;
(    ) É um lugar celestial onde os santos desfrutam de comunhão com Deus. Esse lugar é a habitação dos santos que morreram, tanto do Antigo como do Novo Testamento, e que aguardam a ressurreição de seus corpos;
(    ) Pode trabalhar e revelar a vontade divina através de sonhos e visões. Entretanto, essas experiências não são uma regra doutrinária para dirigir a igreja e nem mesmo a vida de uma pessoa.

2) Paulo recebeu do Senhor Jesus sonhos e revelações. Ele relatou essas experiências com Deus não para vangloriar-se, pois já havia dado provas suficientes de sua humildade e nobreza de caráter. Embora sejam enriquecedoras, sabemos que nem a igreja, nem crente algum pode depender de experiências sobrenaturais, como visões, revelações e arrebatamento de espírito para conhecer a vontade de Deus.
Agora levando em consideração a lição estudada, concluímos que:
a) Essas experiências são uma regra doutrinária para dirigir a igreja e até mesmo a vida de uma pessoa;
b) É preciso ter cuidado com a presunção de alguns em fazer viagens ao paraíso, seja comandada por homens, seja por anjos, pois tais “experiências, na maioria das vezes, constitui-se em fraudes espirituais;
c) Essas experiências são meios que só podem ser autênticos quando não se chocam com a Palavra de Deus. Por isso, o crente não pode viver à mercê de visões e revelações para praticar o cristianismo;
d) Ainda que tais experiências não estejam proibidas, devemos levar em conta sempre a completa revelação da Palavra de Deus;
e) Essas experiências são meios que podem ser autênticos, mesmo quando se chocam com a Palavra de Deus. Por isso, o crente pode viver à mercê de visões e revelações para praticar o cristianismo;
f) Essas experiências não são uma regra doutrinária para dirigir a igreja, e nem mesmo a vida de uma pessoa.
Analisando as afirmações acima, marque a opção correta:
I- Todas as afirmações estão corretas;
II- Todas as afirmações estão incorretas;
III- Somente as afirmações b,c,d,f estão corretas;
IV- Somente as afirmações b, d, e estão corretas;
V- As afirmações a, c,d estão incorretas.

3) Coloque V se for verdadeiro e F se for falso:
(     ) Visto que os “superapóstolos” se orgulhavam de sua herança abraâmica e de suas realizações, Paulo mostra a esse grupo que, se este for o critério, ele tinha muito mais razões para vangloriar-se (v. 22);
(     ) A glória maior de Paulo não está no sofrimento padecido por causa do Evangelho, e sim em sua biografia;
(     ) Paulo considerava como maior glória para si os seus sofrimentos, enfermidades, prisões, açoites, fomes e perseguições;
(     ) Na mente dos coríntios os verdadeiros apóstolos deveriam ser conhecidos por suas palavras convincentes e carisma;
(     ) Por ser a igreja coríntia não propensa à supervalorização do sobrenatural, os falsos apóstolos acabaram não ganhando a sua simpatia;
(     ) A igreja e o crente dependem exclusivamente de experiências sobrenaturais, como visões, revelações e arrebatamento de espírito para conhecer a vontade de Deus.

4) Relacione de acordo com a leitura diária:
(a) At 9.3                                         (      ) Obedecendo à visão divina
(b) At 16.9,10                                  (      ) Andando por fé e não por vista
(c) At 18.9                                       (      ) Visões e revelações em meio ao perigo
(d) At 26.19                                     (      ) Uma visão no caminho de Damasco
(e) At 27.23,24                                (      ) Uma visão de encorajamento
(f) 2 Co 5.7                                      (      ) Uma visão missionária

5) Complete de acordo com a revista:
Em uma mente ___________, sofrimento é algo que _________________, que _________________. Não se vê nenhuma ________________ em _______________, no entanto, Paulo ensina que o ____________se constitui num degrau para chegar-se à presença de _____________.

Questionário elaborado por Jonilson Barros Caldas
O gabarito do questionário pode ser solicitado pelo e-mail: jonilsonb.com.br@hotmail.com






sábado, 3 de abril de 2010

Características de um Autêntico Líder

LIÇÃO 11 - CARACTERÍSTICAS DE UM AUTÊNTICO LÍDER – 1° TRIMESTRE DE 2010

TEXTO ÁUREO
“Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo (2 Co 11.2).

VERDADE PRÁTICA
Um líder cristão autêntico é aquele que tem por objetivo maior servir a Deus e à sua Igreja.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Coríntios 10.12-16;
11.2,3,5,6
2 Coríntios 10
12 - Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas esses que se medem a si mesmos e se comparam consigo mesmos estão sem entendimento.
13 - Porém não nos gloriaremos fora de medida, mas conforme a reta medida que Deus nos deu, para chegarmos até vós;
14 - porque não nos estendemos além do que convém, como se não houvéssemos de chegar até vós, pois já chegamos também até vós no evangelho de Cristo;
15 - não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios; antes, tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós, conforme a nossa regra,
16 - para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para nos não gloriarmos no que estava já preparado.
2 Coríntios 11
2 - Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
3 - Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
5 - Porque penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos.
6 - E, se sou rude na palavra, não o sou, contudo, na ciência; mas já em tudo nos temos feito conhecer totalmente entre vós.

SUBSÍDIOS PARA AS CARACTERÍSTICAS DE UM AUTÊNTICO LÍDER

     O enorme zelo de Paulo pelos coríntios, o move a fazer exatamente o que considerara loucura, ao vangloriar-se na apresentação de suas próprias credenciais (2 Co 11.1-6). Diferentemente dos superapóstolos, que se vangloriavam em Corinto, Paulo não despojara os coríntios. Os que tentaram minar seu ministério, em proveito próprio, são falsos apóstolos, fraudulentos, travestidos de anjos de luz (2 Co 11.7-15). Paulo então volta a si mesmo e à sua própria “glória” (vv. 16-21a). As credenciais de Paulo são impecáveis. A exemplo dos falsos profetas, também é judeu. Já provara seu compromisso como servo de Cristo, através de sofrimentos e provações (vv. 21b-27), da carga emocional decorrente de sua preocupação com todas as igrejas (vv. 28-29). De fato, é nessa “fraqueza” que Paulo se sente mais confortável em se vangloriar, pelas razões que explicará no capítulo 12 (vv. 30-33).
     Aqueles que se opunham a Paulo retratavam-no como fraco e impotente, mas o apóstolo lembrou aos coríntios que recebeu autoridade do Senhor. Os falsos ensinadores estavam encorajando os crentes a ignorar Paulo, mas o apóstolo explicou que os conselhos contidos em suas cartas deveriam ser acatados com seriedade. Paulo tinha autoridade porque ele e seus companheiros foram os primeiros a levar as Boas Novas a Corinto (2 Co 10.14). Todos sabiam que, por causa desse serviço, sua fé havia sido edificada.
     Alguns diziam que as palavras de Paulo não levavam a nada. A Grécia era conhecida por seus eloquentes e persuasivos oradores. Evidentemente, os falsos mestres estavam julgando Paulo, comparando-o a outros oradores a quem tinham ouvido. Para estes, ele talvez não fosse o pregador mais eloquente (embora fosse um excelente debatedor). Mas Paulo respondeu obedientemente ao chamado de Deus e, assim, introduziu o cristianismo no Império Romano. Moisés e Jeremias tinham dificuldade para discursar (ver Ex. 4.10-12; Jr 1.6). A habilidade de pregar não é o primeiro pré-requisito de um grande líder.
     Paulo criticou os falsos ensinadores que estavam tentando provar sua superioridade comparando a si mesmos com outros e não com os padrões de Deus. Quando nos comparamos com os outros, podemos nos sentir orgulhosos por pensarmos ser melhores. Mas quando tomamos por medida os padrões de Deus, torna-se óbvio que não temos nenhuma base para o orgulho. Não se preocupe com as realizações das outras pessoas. Em vez disso, pergunte a si mesmo: “Como está a minha vida em relação à vontade de Deus? Como a minha vida se compara à de Jesus Cristo?”
     Paulo desejava que o amor da Igreja fosse dedicado somente a Cristo, da mesma maneira que uma noiva pura guarda seu amor para apenas um homem. Ao dizer “virgem pura”, o apóstolo se refere àqueles que não foram afetados pela falsa doutrina.
     A devoção pura e simples dos coríntios a Cristo estava sendo ameaçada pelo falso ensino. Paulo não queria que os crentes perdessem o amor sincero que tinham por Cristo. Manter Cristo em primeiro lugar em nossa vida pode ser muito difícil quando temos tantas distrações ameaçadoras tentando desviar a nossa fé. Da mesma maneira que Eva perdeu seu enfoque ouvindo a serpente, nós também podemos perder nosso enfoque deixando nossa vida se tornar tumultuada e confusa. Existe alguma coisa que dificulta seu compromisso de manter Cristo em primeiro lugar em sua vida? Como você pode minimizar as distrações que ameaçam sua devoção a Ele? (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD, 2004, p. 1622; RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, p. 783).



GRAÇA DOMINICAL
Resistindo à opinião popular
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortes e mui grandes (Nm 13.28).
Josué enfrentava continuamente escolhas, e a maioria de suas decisões era contrária à opinião popular. Entretanto, em cada situação, ele pedia ao povo para crescer na fé nas promessas de Deus ao invés de olhar para as circunstâncias impossíveis. O líder não condiciona seu apelo ao sentimento ou humor da época. O avanço espiritual exige fé, e a descrença nunca verá além das dificuldades. A descrença vê “cidades com muros e gigantes” ao invés da presença e do poder de Deus. A descrença olha para os obstáculos; a fé olha para Deus. Josué e Calebe estavam dispostos a fazer a coisa não popular e a chamar as pessoas para a fé positiva. Eles lideraram o caminho para o futuro enfrentando um relatório negativo e ajudando uma nova geração a se erguer para servir a Deus com fé.
Paulo estava totalmente comprometido com o seu chamado para pregar o evangelho e estabelecer igrejas pelo mundo conhecido. Ele viveu o que escreveu: que “os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento” ou “irrevogáveis” (Rm 11.29). Sua vida demonstra três conceitos básicos de liderança: 1) Ele estava comprometido com os objetivos e com o espírito de seu chamado (Fp 3.7,8); 2) Ele traduzia seus objetivos para a vida de seus seguidores (2 Tm 2.1,2) e mostrava-se paciente em toda a dificuldade encontrada para alcançar esse fim (2 Co 4.8-11; 11.23-33); 3) Ele estava aberto a mudanças. Ele se adaptou a mudanças culturais, sociais e políticas (1 Co 9.19-22). (Bíblia de Estudo Plenitude. Barueri, SP: SBB 2001 Ed. 2009, p 158, 1143, in Dinâmicas do Reino).

QUESTIONÁRIO LIÇÃO 11 – CARACTERÍSTICAS DE UM AUTÊNTICO LÍDER – 1° TRIMESTRE DE 2010 – Elaborado por Jonilson Barros Caldas

CLASSE: ___________________________________________
ALUNO: ______________________________________ NOTA: ______

1)Relacione as colunas:
(1) Paulo
(2) Opositores
(3) Coríntios
(      ) Insinuavam que o apóstolo Paulo não tinha coragem ou era incoerente. Na realidade, eles apenas buscavam mais uma oportunidade para o acusarem;
(      ) A vaidade destes era “sem medida” (v. 13), e o “critério” de aferição que usavam baseava-se apenas na opinião que os tais tinham de si mesmos;
(      ) Deixa claro que recebeu do próprio Deus sua autoridade apostólica, a fim de edificar, e não dominar, a Igreja de Cristo;
(     ) Influenciados pelos falsos apóstolos, que agiam na ausência de Paulo, demonstravam superficialidade no conhecimento das coisas espirituais (v.);
(      ) Era um homem de Deus que se identificava com o rebanho de Cristo em todas as situações (v. 29);
(      ) Ressalta não ser sua intenção exercer domínio sobre a fé dos coríntios, pelo contrário, ele está pronto a ser humilhado para que eles fossem exaltados (2 Co 11.7);
(     ) Ele não somente se identificava com aqueles a quem servia, como também por estes interessava-se, a fim de que fossem beneficiados com o Evangelho;
(      ) Arrogantes, orgulhosos, se sentiam superiores, e louvam a si mesmos; demonstram falta de lucidez e discernimento espiritual;
(      ) É um dos maiores exemplos de liderança do Novo Testamento. Seu modelo máximo é Jesus. Ajustou sua liderança conforme o conhecimento que adquiriu acerca do Mestre.

2) Paulo era um líder autêntico, compromissado com Deus e com Sua obra. Suas credenciais de ministro de Deus são evidenciadas através do seu trabalho árduo, do sofrimento e da preocupação com as ovelhas do Senhor. Como líder ele era exemplo.
Com base na lição, analisando a referência bíblica, sobre Paulo é correto afirmar:
A – Comissionado por Deus (2 Co 1.1,21; 4.1); as credenciais de seu apostolado poderiam ser vista na própria igreja ( 2 Co 12.12);
B – Nascido em Tarso e, treinado como fariseu, por Gamaliel (At 22.3);
C – Usou suas próprias armas, e não as de Deus, ao fazer a obra do Senhor (2 Co 10.1-6);
D – Não levou uma vida pura, não compreendeu o Evangelho e mostrou-se impaciente com os coríntios (2 Co 6.6);
E – Aceitava dinheiro como pagamento por serviços espirituais, acreditando possuir conhecimento e eloquência superiores (2 Co 11.6,12);
F – Não regozijava em si próprio, e sim no Senhor (2 Co 10.12,13).
Agora marque a opção correta:
I – Todas estão corretas;
II – Todas estão incorretas;
III – Somente A, C, D estão corretas;
IV – Somente A, D, F estão corretas;
V – Somente A, B, F estão corretas;
VI – Somente B, E, F estão corretas.

3) Coloque C para certo e, E para errado:
(     ) Respeitar os limites alheios é uma atitude indispensável a um líder;
(     ) O líder chamado por Deus precisa louvar a si mesmo; de qualquer maneira o próprio Senhor o fará (2 Co 10.18);
(    ) A postura de Paulo de não depender financeiramente da igreja de Corinto, foi utilizada injustamente pelos falsos apóstolos para acusá-lo de não ser ele um apóstolo verdadeiro (2 Co 11.5-11);
(     ) Naturalmente, não é responsabilidade das igrejas sustentar seus pastores;
(     ) Indiscutivelmente, Paulo foi um líder que demonstrou ampla competência para o exercício do seu ministério;
(     ) Paulo fica tão irritado com os falsos apóstolos que, para desmascarar-lhes a dissimulação, utilizou a figura de Satanás que, conforme reafirma, disfarça-se até de anjo de luz (2 Co 11.13,15).

4) Relacione de acordo com a leitura bíblica diária:
(a) Ef 5.18                    (    ) Paulo, um líder perseverante
(b) 2 Co 1.1                  (    ) Paulo, um líder exemplar
(c) 2 Co 2.4                  (    ) Paulo, um líder cheio do Espírito Santo
(d) 2 Co 4.1,16            (    ) Paulo, um líder que permaneceu fiel a Deus sob todas as circunstâncias
(e) 2 Co 6.8-10            (    ) Paulo, um líder que amava os crentes coríntios
(f) 1 Co 11.1                (    ) Paulo, um líder comissionado pelo Senhor

5) Complete de acordo com a revista:
Paulo aprendera com ____________: o ____________ é uma das ________________ mais marcantes de um ______________. O servir, aliás, é o verdadeiro __________ de liderança __________________. É hora de nos __________________ como leais ___________________ a serviço do __________. Quem não está pronto a __________ jamais estará apto para o ____________ de _________.

Questionário elaborado por Jonilson Barros Caldas
O gabarito do questionário pode ser solicitado pelo e-mail: jonilsonb.com.br@hotmail.com


Resposta de Deus