Amigos

A PAZ DO SENHOR...

GOSPEL JOVENS

Seguidores

Você Está Buscando...

Página Gospel10

Página Gospel+

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

sábado, 29 de maio de 2010

Os perigos do desvio espiritual

LIÇÃO 2 – OS PERIGOS DO DESVIO ESPIRITUAL - 2° trimestre de 2010

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 2 – OS PERIGOS DO DESVIO ESPIRITUAL (Elaborado por Jonilson Barros Caldas)
ALUNO: ______________________________________________________ NOTA:___________
CLASSE: ________________________________________________________________________

1) Os israelitas estavam vivendo um período de grande apostasia. Jeremias chamou a atenção do seu povo para os pecados que vinham cometendo. Dia após dia, com muita coragem e ousadia, ele confrontava os israelitas com as consequências de seus pecados, a fim de que se arrependessem e voltassem para Deus, no entanto, o povo não escutava a exortação do profeta (Jr 25.3). Sobre o termo apostasia, as consequências do pecado e a situação do povo duas afirmações estão incorretas, marque-as:
a- O termo apostasia é proveniente do vocábulo grego apostásis, que significa aproximação. É a defesa consciente e refletidamente da fé que nos foi revelada por intermédio de Nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tm 4.1);
b- Em consequência de sua apostasia, seriam os judeus exilados de sua terra e passariam a viver insuportáveis provações. A advertência do profeta era não somente clara, mas explícita. Os judeus, porém, teimavam em seus pecados;
c- A apostasia de Israel constituiu-se , de um lado, no abandono do Único e Verdadeiro Deus, conforme revelado na Lei e nos Escritos Sagrados; e, de outro, no apego aos ídolos e aos costumes dos povos vizinhos;
d- O termo apostasia é proveniente do vocábulo grego apostásis, que significa afastamento. É o abandono consciente e premeditado da fé que nos foi revelada por intermédio de Nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tm 4.1); É o desvio que conduz à morte espiritual;
e- Não obstante as reprimendas e protestos de Jeremias, os judeus continuavam a viver como se Deus não existisse. Escarneciam eles do Senhor, alegando que Ele não faz bem, nem mal. Do rei ao mais humilde dos súditos, achavam-se todos indiferentes ao Eterno e à sua Palavra;
f- Em consequência de sua apostasia, seriam os judeus exilados de sua terra e passariam a viver insuportáveis provações. A advertência do profeta era não somente clara, mas explícita. Os judeus, porém, arrependeram-se de seus pecados.

2) Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
(a) Jeremias
(b) Israel
(      ) Era a sua missão exortar o rei à obediência; conclamar os sacerdotes à santificação; desestimular os falsos profetas e alertar o povo quanto à desgraça que se avizinhava de suas fronteiras: os exércitos babilônios;
(      ) Deveria reconhecer que Jeremias era, de fato, um autêntico profeta de Deus e não um mero crítico social;
(      ) De posse da Terra das Promissões foram os seus filhos afastando-se de Deus e apegando-se aos ídolos das nações vizinhas;
(      ) Os seus filhos não perguntavam mais por Jeová. Era como se o Todo-Poderoso, que os tirara com mão forte do Egito, não mais lhes representasse coisa alguma;
(      ) Repreendeu a apostasia que, irradiando-se de Jerusalém, contaminou a todos os filhos de Israel que viviam em Judá;
(      ) Os seus filhos caíram na apostasia. Desviaram-se do Senhor, correndo atrás de coisas efêmeras;
(      ) Fora chamado para ser autêntico. Tendo como único compromisso a proclamação da Palavra de Deus, ousou exortar o rei, os nobres e o povo;
(      ) Os seus filhos rebelaram-se contra o Senhor, esqueceram-se de todas as suas benignidades e voltaram-se para os ídolos;

3) Coloque V para verdadeiro e, F para falso:
(      ) Deus convocou Jeremias a fim de que bradasse contra a rebeldia da casa de Judá. O profeta haveria de: falar em nome do Senhor; ser autêntico e não politicamente correto, e; anunciar ao povo a tragédia que os rondava;
(      ) Os filhos de Judá rebelaram-se contra o Senhor, esqueceram-se de todas as suas benignidades e voltaram-se para ídolos. Na linguagem profética, equivalia isso a um divórcio entre a virgem filha de Sião e Jeová;
(      ) Não podemos compactuar com a apostasia. Ela tem de ser erradicada de entre o povo de Deus, para que não venhamos a perecer em nossos pecados;
(      ) Do rei ao mais insignificante dos súditos, achavam todos que, apesar de seus muitos e grossos pecados, jamais seriam castigados pelo Senhor;
(       ) A apostasia de Israel consistia em: o afastamento de Jeová; o esquecimento de Jeová, e; o desprezo pelas coisas divinas;
(       ) Ser autêntico e não politicamente correto. Este é o mal que atinge muitos pregadores: a síndrome do politicamente correto. Sacrificam a genuinidade do Evangelho no altar de interesses efêmeros e abomináveis.

Relacione de acordo com a leitura diária:
(a) Jr 2.7                                        (     ) O povo desprezou a glória divina
(b) Jr 2.8                                        (     ) O povo cavou cisternas rotas
(c) Jr 2.11                                      (     ) A nação deixou o Senhor
(d) Jr 2.13                                      (     ) Israel contaminou a Terra Prometida
(e) Jr 2.17                                      (     ) A presunção espiritual de Israel
(f) Jr 2                                            (     ) Os sacerdotes ignoraram a Deus

5)Complete de acordo com a revista:
A Palavra de ___________ alerta-nos: “Mas o ______________ expressamente diz que, nos últimos _______________, apostatarão alguns da ______, dando ______________a espíritos ______________ e a doutrinas de ___________ (1 Tm 4.1).
Zelemos pela _____ doutrina. E que nada nos _____________de Nosso Senhor ______________ _______________. Em breve virá Ele buscar a sua ________________. Se não estivermos _____________________, como subsistiremos nesse ________________ dia.

Questionário elaborado por Jonilson Barros Caldas
O gabarito do questionário pode ser solicitado pelo e-mail: jonilsonb.com.br@hotmail.com

Nenhum comentário:

Resposta de Deus