Amigos

A PAZ DO SENHOR...

GOSPEL JOVENS

Seguidores

Você Está Buscando...

Página Gospel10

Página Gospel+

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

segunda-feira, 28 de junho de 2010

O poder da intercessão

LIÇÃO 5 - O PODER DA INTERCESSÃO - 2º TRIMESTRE 2010
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 5 - O PODER DA INTERCESSÃO (Elaborado por Jonilson Barros caldas)

1) “Os falsos profetas iludiram o povo com suas mentiras, induzindo-os ao erro. Todavia, o profeta Jeremias se levanta e faz uma intercessão em favor do seu povo. Ele sabia que Deus desejava restaurá-los.Somente a intercessão poderia remover a dureza dos corações, fazendo com que deixassem o pecado. Jeremias, dia e noite, suplicava por seu povo e não se mostrava indiferente à sorte da sua nação”. Sobre a intercessão de Jeremias é correto afirmar:
a) Sabendo que os filhos de Judá achavam-se afastados de Deus e mergulhados numa apostasia crônica, Jeremias não mais intercede por eles;
b) Deus rejeita a intercessão de Jeremias. Diante desta recusa divina, Jeremias abandona seus compatriotas;
c) Apesar da contumácia de Jerusalém, Jeremias esquecia os judeus em suas orações. Limitava-se somente a repreendê-los;
d) Se a estiagem parecia devorar o Reino de Judá, as lágrimas de Jeremias, qual orvalho do Hermom, lá estavam para regar o coração do Deus, cujas misericórdias duram para sempre;
e) Não sabemos exatamente quando se deu a calamidade que o profeta Jeremias descreve de forma tão bela e irretocável. O que sabemos é que, naquele instante tão grave, não havia ninguém disposto a interceder por sua nação;
f) Estava o Senhor de tal forma irado, que haveria de dar atenção somente as petições de Samuel e de Moisés, caso os dois maiores intercessores da Antiga Aliança pudessem voltar à vida, para rogar em favor daqueles rebeldes.

2) “Orar é preciso; interceder é a obrigação de todo o povo de Deus. Intercessão é suplicar em favor de alguém diante de Deus; é uma recomendação bíblica”. Sabendo-se que esta informação é verdadeira, considere as afirmações abaixo:
a) Toda a intercessão é oração, mas nem toda a oração constitui-se em intercessão;
b) Através da oração intercessória, estamos a demonstrar ambição e egoísmo; provamos que o nosso bem-estar está acima do conforto do nosso semelhante;
c) Toda a oração é intercessão, mas toda a intercessão constitui-se em oração;
d) A oração intercessória é conhecida também como oração sacerdotal, pois, neste ato, estamos representando, diante de Deus, as petições em prol de uma terceira pessoa;
e) Através da oração intercessória, estamos a demonstrar amor e altruísmo; provamos que o bem-estar do semelhante está acima do nosso;
f) A intercessão é um ministério específico; não é um dever de todos os crentes. Aliás, uma das mais graves iniquidades que um servo de Deus pode cometer é praticar a oração intercessória.

Agora marque a opção correta:
I – Todas as afirmações estão corretas;
II - Todas as afirmações estão incorretas;
III – Somente as afirmações a, c, e estão corretas;
IV – Somente as afirmações a, d, f estão corretas;
V- As afirmações b, c, f estão incorretas;
VI – As afirmações b, d, f estão incorretas.

3) Coloque V para verdadeiro e, F para falso:
(     ) Jeremias foi um dos maiores intercessores da História da Salvação;
(     ) A intercessão constitui-se numa das maiores demonstrações de amor, e faz parte das obrigações do verdadeiro cristão;
(     ) O patriarca Jó livrou-se de seu cativeiro quando seus amigos intercediam por ele;
(     ) Devemos interceder porque é uma recomendação bíblica, é uma demonstração de amor cristão, é um exercício de piedade;
(     ) Não há oração tão eficaz quanto a intercessão.Haja vista a prece que Nosso Senhor endereçou ao Pai no jardim da agonia (Jo 17);
(     ) Devemos interceder porque é uma recomendação bíblica, é um ministério específico, é uma demonstração de amor .

4) Relacione de acordo com a passagem bíblica:
(a) Gn 18.23-33                               (     ) Intercedendo por seus transgressores
(b) Jó 42.7-12                                  (     ) A intercessão de Paulo
(c) Is 53.12                                      (     ) A intercessão de Abraão
(d) Jr 14.8,9                                     (     ) Orando uns pelos outros
(e) Rm 9.3                                       (     ) Intercedendo por Judá
(f) Tg 5.16                                       (     ) Intercedendo por seus amigos

5) Complete de acordo com a lição:
Chegou o momento de ________________ o ministério da _________________. Oremos como _______________. Aos pés de ____________, choremos ______________ compassivas e __________________. Assim não _______________ o Senhor Jesus por todos nós? Choremos pelos que ____________. Supliquemos pelos que _________________. Que as nossas _____________ tenham como _______________ o amor altruísta e _________________________.

Nenhum comentário:

Resposta de Deus