Amigos

A PAZ DO SENHOR...

GOSPEL JOVENS

Seguidores

Você Está Buscando...

Página Gospel10

Página Gospel+

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A Natureza da Atividade Profética

LIÇÃO 2 – A NATUREZA DA ATIVIDADE PROFÉTICA - 3º TRIMESTRE 2010

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 2 - A NATUREZA DA ATIVIDADE PROFÉTICA (Elaborado por Jonilson Barros Caldas)

1) Deus é um Ser que se comunica e se revela soberanamente por meio de quem Ele usa. A comunicação entre Deus e o povo por intermédio dos profetas ocorria mediante a mensagem oral e direta, figuras e símbolos proféticos e casos reais ou oráculos por ação.
Relacione esses meios da transmissão da mensagem divina ao povo:
(a) Declaração direta e oral
(b) Figuras e símbolos
(c) Casos reais
(      ) Servem de representação para comunicar a mensagem divina, utilizados para exemplificar a situação entre Deus e o povo;
(      ) O profeta Jeremias, orientado por Deus, enterrou próximo ao rio Eufrates um cinto de linho (Jr 13.1-11). Semelhantemente, sua ida á casa do oleiro (18.2-6) e o uso da canga de madeira sobre seu pescoço (27.2; 28.12), são exemplos dessa forma de comunicar a mensagem profética;
(      ) O profeta proclamava , em linguagem direta e simples, a mensagem de Deus. Ela era comunicada “boca a boca” como ocorria com Moisés (Nm 12.8) ou através de uma visão ou sonho (Jr 1.11ss.);
(     ) A forma mais usual e conhecida de transmissão profética acontece quando o porta-voz divino leva diretamente a alguém a mensagem;
(     ) Pode ser percebida mediante a experiência do casamento do profeta Oséias com a prostituta Gômer (Os 1.2,3), para libertá-la da escravidão exemplificando o amor de Deus por Israel;
(     ) O objetivo é chamar a atenção do seu interlocutor para a mensagem, assim como aconteceu com o profeta Aías, que rasgou um manto em doze pedaços e ofereceu dez deles a Jeroboão I, comunicando-lhe acerca da divisão do reino de Salomão (Rs 11.29-32).

2) Relacione a coluna de acordo com a palavra correspondente:
(a) Jeremias
(b) Intérpretes naturalistas
(c) embaixador ou mensageiro
(d) Balaão
(e) Amendoeira
(f) Saul
(       ) Consideram o estado de êxtase como um dos aspectos mais característicos da atividade dos profetas hebreus, mas negam a origem divina de seus oráculos;
(       ) Não fala em seu próprio nome e nem diz o que quer; ele transmite a mensagem em nome de quem o enviou, por isso, é muito comum o profeta se expressar empregando a primeira pessoa nos seus discursos, pois está falando em nome do Senhor, as palavras que Ele mesmo mandou (Jr 1.9);
(      ) "[...] e ele também profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite" (1 Sm 19.24). Contudo, é bom lembrar que ele, à época dessa experiência, estava distanciado de Deus (1 Sm 16.14);
(      ) Recusou a chamada não era desobediência, mas temor, por causa de sua tenra idade. Entretanto, a situação possibilitou um diálogo, onde Deus tocou a boca do profeta e disse-lhe: "Eis que ponho minhas palavras na tua boca" (Jr 1.9);
(      ) Pode ter sido inicialmente um profeta, mas depois se desviou. Em nenhum lugar do Antigo Testamento, ele é chamado de profeta, antes é reconhecido como "adivinho" (Js 13.22);
(      ) É uma árvore que se renova mais cedo para a primavera, ou seja, é a primeira a florir. O nome dessa planta representa o lembrete de que Deus está atento ao cumprimento de sua palavra (cf. Jr 31.28; 44.27).

3) Coloque V para verdadeiro e F, para falso:
(     ) A respeito dos oráculos divinos, sabemos que podem ser de repreensão, advertência, conforto ou ensino;
(     ) Os intérpretes naturalistas consideram o estado de êxtase como um dos aspectos mais característicos da atividade dos profetas hebreus, e jamais negam a origem divina de seus oráculos;
(     ) Quanto ao cumprimento de uma profecia, pode ser imediato, no tocante a sua geração, no futuro distante ou escatológico;
(     ) A autêntica comunicação profética, nos tempos bíblicos, era feita somente por meio de palavras, a fim de que o povo compreendesse claramente a mensagem divina;
(     ) A interpretação naturalista é antibíblica, porque as Escrituras Sagradas declaram que a fonte dos oráculos proféticos é o próprio Deus (Os 12.10; 2 Pe 1.21);
(      ) O profeta Jeremias, rasgou um manto em doze pedaços e ofereceu dez deles a Jeroboão I, comunicando-lhe acerca da divisão do reino de Salomão (Rs 11.29-32).

4) Relacione as colunas de acordo com leitura diária:
(a) Nm 12.6                      (     ) Deus conduz seus profetas
(b) 1 Sm 3.8-10               (     ) Deus usa os profetas para exortar seus filhos
(c) 1 Sm 16.7                   (     ) A palavra profética procede do Espírito Santo
(d) 2 Sm 7.4                    (     ) Deus fala por meio de voz audível
(e) 2 Sm 12.13                (     ) Deus pode falar ao profeta durante à noite
(f) Ez 3.24                        (    ) Deus fala por meio de sonhos e visões

5) Complete de acordo com a revista:
A __________ revela que é _____________ de Deus, desde _________, comunicar-se com as suas ___________ racionais para _____________, direção, ___________, revelação, ____________ e para que ___________ entendê-lO. O ___________ usou várias formas para se __________ com os ___________, e esses, com o povo, de modo que a _______________ se tornasse _________________.

Questionário elaborado por Jonilson Barros Caldas
O gabarito do questionário pode ser solicitado pelo e-mail: jonilsonb.com.br@hotmail.com



compartilhe esta postagem com seus amigos

Nenhum comentário:

Resposta de Deus