Amigos

A PAZ DO SENHOR...

GOSPEL JOVENS

Seguidores

Você Está Buscando...

Página Gospel10

Página Gospel+

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

sábado, 24 de julho de 2010

Reflexões e Pensamentos

REFLEXÕES E PENSAMENTOS

A Samambaia e o Bambu
Escrever na Areia
A Loja de Deus
Não é Comigo
Você Não é Uma Ilha
Pessoas Cometas
Pegadas na Areia
A Pedra no Caminho
Pacote de Bolachas

A Samambaia e o Bambu ...............

REFLEXÕES E PENSAMENTOS
A SAMAMBAIA E O BAMBU


Certo dia decidi dar-me por vencido.
Renunciei ao meu trabalho, às minhas relações, e à minha fé.
Resolvi desistir até da minha vida.
Dirigi-me ao bosque para ter uma última conversa com Deus.
“Deus, eu disse: Poderias dar-me uma boa razão para eu não entregar os pontos?”
Sua resposta me surpreendeu:
“Olha em redor. Estás vendo a samambaia e o bambu?”
“Sim, estou vendo”, respondi.
Pois bem. Quando eu semeei as samambaias e o bambu, cuidei deles muito bem.
Não lhes deixei faltar luz e água.
A samambaia cresceu rapidamente.
Seu verde brilhante cobria o solo.
Porém, da semente do bambu nada saía.
Apesar disso, eu não desisti do bambu.
No segundo ano, a samambaia cresceu ainda mais brilhante e viçosa.
E, novamente, da semente do bambu, nada apareceu.
Mas, eu não desisti do bambu.
No terceiro ano, no quarto, a mesma coisa…

Mas, eu não desisti.
Mas… no quinto ano, un pequeno broto saiu da terra.
Aparentemente, em comparação com a samambaia, era muito pequeno , até
insignificante.
Seis meses depois, o bambu cresceu mais de 50 metros de altura.
Ele ficara cinco anos afundando raízes.
Aquelas raízes o tornaram forte e lhe deram o necessário para sobreviver.
“A nenhuma de minhas criaturas eu faria um desafio que elas não pudessem
superar”
E olhando bem no meu íntimo, disse:
Sabes que durante todo esse tempo em que vens lutando, na verdade
estavas criando raízes?
Eu jamais desistiria do bambu.
Nunca desistiria de ti.
Não te compares com outros”.
“O bambu foi criado com uma finalidade diferente da samambaia, mas ambos
eram necessários para fazer do bosque um lugar bonito”.
“Teu tempo vai chegar” disse-me Deus.
“Crescerás muito!”
Quanto tenho de crescer? perguntei.
“Tão alto como o bambu?” foi a resposta.
E eu deduzi: Tão alto quanto puder!
Espero que estas palavras possam ajudar-te a entender que Deus nunca
desistirá de ti.
Nunca te arrependas de um dia de tua vida.
Os bons dias te dão felicidade.
Os maus te dão experiência.
Ambos são essenciais para a vida.
A felicidade te faz doce.
Os problemas te mantêm forte.
As penas te mantêm humano.
As quedas te mantêm humilde.
O bom êxito te mantém brilhante.
Mas, só Deus te mantém caminhando...
As dificuldades que enfrentamos são o adubo para o crescimento das
raízes que nos manterão de pé, tal como o Bambu.


compartilhe esta mensagem com seu amigos

Profecia e Misticismo

LIÇÃO 4 - PROFECIA E MISTICISMO - 3º TRIMESTRE DE 2010

TEXTO ÁUREO

"Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos que sonhais" (Jr 29.8).

VERDADE PRÁTICA
 Embora o sobrenatural fascine o ser humano, muito do que ocorre, nesse âmbito, não procede de Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Deuteronômio 13.1-5; 18.10-12
Deuteronômio 13
1 - Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti e te der um sinal ou prodígio,
2 - e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los,
3 - não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos, porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, com todo o vosso coração e com toda a vossa alma.
4 - Após o SENHOR, vosso Deus, andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.
5- E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o SENHOR, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do
caminho que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus, para andardes nele; assim, tirarás o mal do meio de ti.
Deuteronômio 18
10 - Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,
11 - nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos,
12 - pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, as lança fora de diante de ti.

SUBSÍDIOS PARA PROFECIA E MISTICISMO

     Além dos anciãos locais, dos sacerdotes, dos especialistas legais que compreendiam a corte suprema, e do rei, Israel tinha outros líderes. Esses incluíam os sacerdotes comuns e os levitas que serviam em pequenos turnos no santuário central (Dt 18.1-8)) e, mais notavelmente, os profetas que serviam como porta-vozes contemporâneos de Deus ao Seu povo. Israel não deveria procurar orientação sobrenatural em fontes ocultas (vv. 9-13), pois Deus não daria nenhuma direção necessária além daquela prevista na Escritura através de Seus profetas (vv. 14-22). O verdadeiro profeta de Deus podia ser reconhecido por três provas: era um judeu (v. 15), falaria em nome do Senhor (v. 20), e o que predissesse certamente aconteceria (v. 22) (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, p. 131).
     Mensagem soteriológica. O ministério mais importante desempenhado por um profeta era a transmissão da mensagem da salvação. Neste particular, cada ministro do evangelho segue os passos dos profetas. Os profetas constantemente advertiam o povo sobre seus pecados, e insistiam para que se arrependessem. Encontramos esses exemplos em Josué exigindo que Israel escolhesse a quem servir (Js 24.15). Moisés ministrou bênçãos e maldições, seguidas de um pedido de arrependimento – que só será finalmente cumprido quando Deus dirigir o povo ao arrependimento na segunda vinda de Cristo (Dt 28.1ss.). Jonas exigiu que Nínive se arrependesse dentro de 40 dias (Jn 3.4). Esdras orou por aqueles que haviam retornado do exílio, para que confessassem seus pecados e abandonassem as esposas estrangeiras (Ed 9.5-10.11). E João Batista exortou Israel a preparar um caminho em seu coração para a vinda de seu Rei (Lc 3.4-6). (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 1600).
     O profeta deve ser um canal de bênção para a Igreja e um servo de Deus, e não um adivinho, nem mentiroso, como foram muitos que se diziam profetas nos tempos bíblicos, e que por causa de seus pecados, foram exterminados (Revista Ensinador Cristão, CPAD, nº 43, p. 38).

     O oculto (Dt 18.9-15). Sujeitar-se a práticas ocultas-seja leitura de mão, astrologia, consulta a médiuns, feitiçaria ou magia negra-é aceitar que poderes sobrenaturais podem ser consultados ou manipulados para vantagem do homem. Cada uma dessas práticas é abominação, pois implica reconhecer um poder divergente de Deus. Na comunidade da aliança isso era uma rebelião ativo contra o Senhor. Mesmo para aqueles fora da comunidade da aliança, práticas ocultas eram “detestáveis”, pois elas representavam uma rejeição do que podia ser conhecido sobre Deus através da criação, em favor do demoníaco e do irreal. Essa extrema condenação indica uma rigorosa advertência aos modernos cristãos: que um crente nada tem a ver com qualquer coisa ligada ao ocultismo. (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, p. 131).

Vejamos algumas práticas ligadas ao misticismo:

     Adivinhação. Arte de conhecer por meios sobrenaturais: A adivinhação é comum entre todos os povos em todos os tempos. A ideia é quase universal que certos deuses, ou certos espíritos, têm conhecimento, escondido aos homens, mas que, sob certas condições, esses espíritos ficam prontos a revelar.
     Refere-se a Bíblia a várias maneiras de adivinhar, por meio de:
1. Astromancia, ou astrologia: Arte de adivinhar por meio dos astros, Is 47.13; 2 Rs 17.16; 21.3; 23.5; Dn 2.27. Os livros dos que seguiam artes mágicas (At 19.19) naturalmente incluíam os almanaques e as tábuas de astrologia. Entre as nações somente os judeus foram ensinados a não seguir artes mágicas nem temer aqueles que as exerciam, Is 44.25; Jr 10.2.
2. Belomancia: Arte de adivinhar por meio de flechas. Depois de marcar as flechas, escolhiam uma, ou sacudiam todas até uma cair fora, de modo que satisfazia a informação almejada. Ou ainda julgavam pela maneira de cair a flecha quando lançada para cima. "Pois o rei de Babilônia parará na encruzilhada, para usar de adivinhações, sacode as setas.. ." Ez 21.21(ARA).
3. Hepatoscopia: Arte de adivinhar por meio de inspeção do fígado das vítimas, Ez 21.21. Cada parte do fígado tinha sua própria significação. A ideia baseava-se em que o deus a quem ofereciam o animal em sacrifício, revelasse sua vontade pela forma que dera ao fígado, órgão que consideravam como o centro da vida da vítima.
4. Hidromancia: Arte de adivinhar por meio de água. Deixava-se um objeto de ouro, de prata, ou uma pedra preciosa, cair em uma vasilha de água. O movimento da água ou as figuras resultantes do movimento, que resultavam, eram interpretadas por regras fixas. Ver Gn 44.5.
5. Necromancia: Arte de adivinhar por meio de evocação dos mortos, Dt 18.11. Por meio de espíritos familiares, isto é, espíritos que se podem fazer aparecer por meio de esconjuros, invocações ou exorcismos, Is 8.19; Dt 18.11; 2 Rs 21.6; 1 Cr 10.13: 1 Sm 28.3, 7, 8, 9. Em vez de necromante, é traduzido, também, pitão , ou na forma feminina, pitonisa.
6 . Rabdomancia: Adivinhação por meio de varinha mágica, Os 4.12.
7. Sonhos: Refere-se em Is 65.4 ao costume de adivinhar, dormindo junto às sepulturas dos antepassados, os quais consideravam como deificados. Julgavam o que sonhavam como revelações desses mortos. Ver Dt 13.1-4.
8. Sortilégio: Adivinhação por meio de lançar sortes, Ez 21. 21; Mt 27. 35. Ver 2. Belomancia.
9. Terafim: Imagem de escultura, Gn 31.19; Jz 17.5; 1 Sm 15.23; 19.13, 16(B). O terafim usado para adivinhar, 2 Rs 23.24; Ez 21.21; Zc 10.2. Jacó mandou que seu povo os lançasse fora, Gn 35.2. 1. Josias os aboliu, 2 Rs 23.24.
10. Filhos oferecidos em holocausto: 2 Rs 3.27. É provável que Dt 18.10 se refere a adivinhação por meio do sacrifício dos filhos em holocausto, como era costume entre os fenícios e os cartagineses. Proibido por Deus, Lv 18.21; 20.3 ; Dt 18.10. Deus revela por meios sobrenaturais: Sonhos. Gn. 20.3 ; 37.5-9; Mt 1.21; 2.19; At 2.17: etc. Sinais. Jz 6. 36-40; Mc 16.17, 20; At 2.19; etc. Profecia, At 11.28; etc. Visões, Gn 15.1; 1 Sm 3.15; Dn 2.19; At 2.17; 9.10; etc. Lançar sortes, Lv 16.10; Nm 26.55; Js 7.16; 1 Cr 24.5; At 1.26; etc. A sorte decidida por Deus, Pv 16.33.
     Os desviados, fora da comunhão com Deus, recorrem a Satanás para conhecer por meios sobrenaturais; Saul, 1 Sm 28.6, 7; 1 Cr 10.13; etc. Deus previne repetida, implícita e explicitamente contra o perigo de procurar, de fontes duvidosas e satânicos, conhecer por meios sobrenaturais: CONTRA OS ADIVINHADORES. Os que desvendam o passado, informam sobre o presente e predizem o futuro: Lv 19. 26, 31 ; 1 Sm 28.3-9 com 1 Cr 10.13; etc. CONTRA OS AGOUREIROS. Os que profetizam pela observação de coisas ou por meio de cerimônias supersticiosas: Dt 18.10; 2 Cr 33.6; etc. CONTRA OS ASTRÓLOGOS. Os que predizem o futuro pela observação das astros. Is 47.13; Jr 10.2; At 7.42, 43. CONTRA OS ENCANTADORES. Os que seduzem por artes mágicas. Lv 19.26; 20.6, 27; Dt 18.11; etc. CONTRA OS FEITICEIROS: Êx 22.18; Ap 22.15; etc. CONTRA OS MÁGICOS: Os que evocam ou conjuram espíritos por meio de feitiços ou sortilégios: 2 Cr 33.6; At 19.19; etc. CONTRA OS NECROMANTES. Os que evocam os mortos para os consultar: Dt 18.11; Lv 19.31; 20.6; 20.27; etc. CONTRA OS QUE INVOCAM ESPÍRITOS FAMILIARES: Dt 18.11; 1 Sm 28.3-9 com 1 Cr 10.13; 2 Rs 21.6; Is 8.19; etc. CONTRA OS PROGNOSTICADORES. Os que consultam os astros, as entranhas de animais sacrificados, etc., para predizer o futuro: Dt 18.10; Is 44.25; 47.13. CONTRA OS PITÕES (pitonisas, forma feminina): A palavra Pitão aparece apenas uma vez no original, At 16.16: "Uma jovem que tinha um espírito de adivinhação" que tinha um Pitão, a monstruosa serpente da mitologia, que tinha cem cabeças que vomitavam chamas. As manifestações do espírito que possuía esta jovem eram as mesmas das profetizas, ou pitonisas, em Delfos, inspiror Pitão. Lv 20.27; Dt 18.11; 1 Rs 28.3-9 .

     AGOUREIRO. Pessoa que pretende predizer o futuro, valendo-se de augorio, presságio ou vaticínio, observando o vôo ou canto das aves. Adivinhava pelas nuvens, era a e tratava com médiuns, 2 Rs 21.6 (BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. Rio de Janeiro, CPAD, 2008, p.22, 23, 29).

GRAÇA DOMINICAL
No Princípio...
Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens (Jo 1.4).

          Eu sempre considerei o apóstolo João um sujeito que via a vida de forma simples. “O certo é certo e o errado é errado, e as coisas não são tão complicadas quanto as tornamos.”
          Por exemplo, definir Jesus seria um desafio para o melhor do escritores, mas João dá conta da tarefa com uma analogia casual. O Messias, em uma palavra, era o “Verbo”. Uma mensagem itinerante. Uma carta de amor. Fosse Ele um verbo impetuoso ou um adjetivo carinhoso, Ele era, de forma bastante simples, o Verbo.
          E a vida? Bem, a vida é dividida em duas categorias, luz e trevas. Se você está em uma, não está na outra e vice-versa.
          Alguma outra pergunta? (LUCADO, Max. Graça Para o Momento- Vol. II. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p 341).

QUESTIONÁRIO LIÇÃO 4 - PROFECIA E MISTICISMO - 3º TRIMESTRE DE 2010 (Elaborado por Jonilson Barros Caldas)

CLASSE: ____________________________________________________________________
ALUNO: ________________________________________________________ NOTA: _____

1) Embora o sobrenatural fascine o ser humano, muito do que ocorre, nesse âmbito, não procede de Deus. A Palavra do Senhor esclarece que, qualquer experiência antes de ser aceita, deve ser submetida a um exame minucioso da Escritura Sagrada.
Baseado na lição estudada identifique a verdadeira profecia com P e, misticismo com M:
(      ) São práticas repulsivas aos olhos de Deus porque representam uma forma infame de idolatria e demonismo;
(      ) Estas práticas abrangem direta ou indiretamente: magia, astrologia, alquimia, clarividência, tarô, búzios, quiromancia, necromancia, numerologia, levitação, transe etc;
(     ) É a voz de Deus na terra para nortear homens e mulheres no caminho seguro para o céu;
(     ) O objetivo, é o mesmo dos tempos bíblicos: fazer frente à vontade de Deus e ao evangelho de Jesus Cristo, levando o povo ao desvio do único caminho certo;
(     ) Cumprem o propósito de servirem como um norte, "até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração" (2 Pe 1.19);
(     ) Alcançou popularidade, principalmente por causa dos meios de comunicação, os quais fazem a sociedade encarar tudo como se tais práticas fossem naturais, comuns e inofensivas.

2) Sabendo-se que misticismo é uma atitude mental de busca da união íntima e direta do homem com a divindade, baseada mais na intuição e no sentimento do que no conhecimento racional, relacione esta prática repulsiva aos olhos de Deus, com os termos correspondentes:
(a) Agoureiro
(b) Bruxo(a)
(c) Espírito adivinhante
(d) Adivinhador
(e) Encantador
(f) Prognosticador

(     ) Pratica uma antiga arte de predizer o futuro por meios diversificados: intuição, explicação de sonhos, cartas, leitura de mão, etc.;
(     ) É aquele que pratica mágica, vaticínio, presságio, prognóstico e tenta prever o futuro por meio de sortilégios;
(     ) Pratica uma forma de magia especializada em tentar predizer males e desgraças;
(     ) O termo hebraico traduzido em nossas versões denota "amarrar" alguém por meio de mágica. É o praticante de macumba, de despacho etc.;
(     ) A palavra hebraica usada, na ARA (Almeida Revista e Atualizada), tem sentido abrangente: médium, espírito, espírito de mortos, necromante e também mágico (Lv 19.31; 20.6; Is 8.19; 29.4);
(     ) É o praticante da magia negra que visa fazer o mal. Chegou ao seu apogeu na Idade Média. Hoje, são apresentadas, pela mídia, como heroínas belas para as crianças e adolescentes.

3) Coloque V para verdadeiro e F, para falso:
(     ) Profecia é a tendência para a união espiritual íntima com seres espirituais tenebrosos;
(     ) Uma das formas mais simples de avaliação de um falso profeta é o conteúdo de sua mensagem;
(     ) O reformador alemão, Martinho Lutero, dizia com razão que o Diabo é o maior imitador de Deus;
(     ) As práticas ocultistas e esotéricas, tentam imitar a profecia bíblica. Elas são demoníacas, portanto, condenadas pela Palavra de Deus;
(     ) É possível alguém operar milagres da parte do Senhor e, ao mesmo tempo, adotar uma teologia contrária à Bíblia;
(     ) Mesmo com a queda do homem no Éden, o Senhor nunca deixou de se comunicar com as suas criaturas racionais. Através dos patriarcas, reis, sacerdotes e profetas, Ele revelou a si mesmo e se propôs a habitar no meio do seu povo.

4) Relacione as colunas de acordo com leitura diária:
( a) Gn 41.8                                      (      ) A enganação dos magos continua ainda hoje
(b) Êx 8.18                                       (      ) Rabdomancia feita pelo espírito de luxúria
(c) Dn 2.2-5                                     (      ) A Bíblia condena toda forma de prática divinatória
(d) Ez 21.21                                     (      ) O fracasso dos sábios adivinhadores
(e) Os 4.12                                      (      ) A antiga falácia dos magos e astrólogos
(f) Lv 20.27                                     (      ) Hepatoscopia praticada por Nabucodonosor

5) Complete de acordo com a revista:
Cada crente em _________ deve ser sóbrio e _____________ diante da atual avalanche de _______________ e práticas disseminadas no ____________ atual. Os _______________ de opinião apresentam tais coisas como ______________, mas aos olhos de Deus são uma ___________________ . Nós temos a _____________, o Senhor _____________ Cristo e o Espírito ___________, portanto, deixemo-nos ser _________________ e ensinados pelo _____________________.

Questionário elaborado por Jonilson Barros Caldas
O gabarito do questionário pode ser solicitado pelo e-mail: jonilsonb.com.br@hotmail.com


compartilhe esta postagem com seus amigos

sexta-feira, 23 de julho de 2010

As Funções Sociais e Políticas da Profecia

LIÇÃO 3 – AS FUNÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS DA PROFECIA - 3º TRIMESTRE 2010

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 3 - AS FUNÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS DA PROFECIA (Elaborado por Jonilson Barros Caldas)

1) As questões políticas e sociais foram assuntos tratados pelos profetas em sua época. Muitos deles quando estavam diante do rei, tinham a incumbência de falar o que era pertinente ao andamento do reinado (Jr 28.1-3; 11,12-14). Não eram poucos os reis israelitas, que consultavam os profetas para construir estratégias de cunho político para a nação (2 Rs 22.14-20). Sobre este assunto é incorreto afirmar:
a) Os profetas de Israel combatiam a injustiça social com o mesmo ímpeto com que atacavam a idolatria;
b) Os arautos de Deus eram líderes não apenas religiosos, mas também políticos, cujas atividades proféticas cumpriam importantes funções de ordem política e social;
c) O objetivo principal da profecia bíblica é levar o homem a amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, a fim de que haja ordem e bem-estar social;
d) Ainda que muitos profetas não foram ouvidos em sua geração, contudo, preconizaram um modelo ético de alto nível para a sociedade de Israel e para todos os povos;
e) A Bíblia mostra clara e constantemente o interesse divino pelo bem-estar social dos seres humanos. A justiça social está presente na Lei e nos Profetas, abrangendo o aspecto político e religioso;
f) Os profetas nunca eram vistos como figuras centrais pela sociedade de Israel, suas profecias não tinham uma função política, e nem eram importantes para a manutenção da ordem social.

2) Relacione as colunas:
(a) Hananias
(b) Joaquim
(c) Jeremias
(d) Davi
(e) Profetas
(f) Isaías
(      ) A partir do seu reinado, os profetas passaram a fazer parte do grupo de conselheiros do rei. Natã e Gade são exemplos desse período (2 Sm 7.17; 24.18,19);
(      ) Foi profeta messiânico; o seu ministério se estendeu até os dias do rei Manassés que, segundo a tradição rabínica, mandou serrá-lo ao meio (Hb 11.37);
(      ) Embora tenha jurado lealdade e obediência aos babilônios (2 Cr 36.11-14) e, por isso, reinado onze anos em Jerusalém, este rei (que teve o seu nome mudado pelo rei da Babilônia, o qual passou a chamá-lo de Zedequias) rebelou-se contra o rei dos caldeus no oitavo ano de seu reinado (2 Rs 24.8-17);
(      ) Um falso profeta, que incitava o povo a se levantar contra o rei de Babilônia, dizendo - mentirosamente - que em dois anos seria quebrado o jugo dos caldeus (Jr 28.11). Por isso, Jeremias era visto com desconfiança, como um espião em favor dos inimigos, e tido como traidor (Jr 37.13);
(      ) Já vinha anunciando durante 40 anos o trágico fim do reino de Judá. O rei juntamente com seus príncipes e a maior parte do povo rejeitaram a mensagem dele e dos demais profetas (2 Cr 36.12,15,16). Agora, Deus encarrega o próprio profeta de comunicar ao rei que a destruição de Jerusalém é irrevogável;
(      ) Com a decadência espiritual dos monarcas de Israel, desenvolveram seu ministério distante do culto central. Dessa forma, se empenharam em mudar a estrutura social tanto em Samaria como em Jerusalém, diante de tanta corrupção e injustiça generalizada.

3) Coloque V para verdadeiro e F, para falso:
(      ) Antes da instauração da monarquia em Israel, os profetas eram vistos como figuras centrais pela sociedade, pois eram os únicos canais humanos e legítimos de comunicação entre Deus e o povo;
(      ) Os arautos de Deus eram líderes apenas religiosos e não políticos, cujas atividades proféticas cumpriam importantes funções, abrangendo somente o aspecto religioso;
(      ) No período dos reis de Israel e Judá, os profetas de Deus ficaram fora dos círculos reais, com exceção de Jeremias;
(      ) O rei Joaquim foi destituído do cargo por Nabocodonosor em 598 a.C., que mandou levá-lo para a capital do Império e colocou seu tio, Matatias, em seu lugar;
(      ) O destino do rei Zedequias é anunciado, segundo a profecia divina proferida por Jeremias contra o rei: este seria entregue nas mãos do rei da Babilônia;
(      ) Jeremias incitava o povo a se levantar contra o rei de Babilônia, dizendo que em dois anos seria quebrado o jugo dos caldeus (Jr 28.11).

4) Relacione as colunas de acordo com leitura diária:
(a) Jr 7.2                                   (      ) Ninguém está acima da Lei
(b) Jr 7.3                                   (      ) Governantes que decretam leis injustas
(c) Jr 7.4                                   (      ) A profecia apregoa a paz, a harmonia e a justiça social
(d) Jr 7.11                                 (      ) O direito do estrangeiro, do órfão e da viúva
(e) Jr 7.12                                 (      ) Moisés e os direitos humanos
(f) Jr 7.10                                 (      ) A ação social é tema dos profetas

5) Complete de acordo com a revista:
A palavra dos ______________ não foi vã, eles _______________ por uma causa _________, ainda que, como foi dito, não foram ouvidos em sua _______________. Não obstante, seus ideais atravessaram os _______________ e até hoje ______________ políticos, _____________ , economistas, intelectuais, _____________ etc.

Questionário elaborado por Jonilson Barros Caldas
O gabarito do questionário pode ser solicitado pelo e-mail: jonilsonb.com.br@hotmail.com


compartilhe esta postagem com seus amigos

A Natureza da Atividade Profética

LIÇÃO 2 – A NATUREZA DA ATIVIDADE PROFÉTICA - 3º TRIMESTRE 2010

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 2 - A NATUREZA DA ATIVIDADE PROFÉTICA (Elaborado por Jonilson Barros Caldas)

1) Deus é um Ser que se comunica e se revela soberanamente por meio de quem Ele usa. A comunicação entre Deus e o povo por intermédio dos profetas ocorria mediante a mensagem oral e direta, figuras e símbolos proféticos e casos reais ou oráculos por ação.
Relacione esses meios da transmissão da mensagem divina ao povo:
(a) Declaração direta e oral
(b) Figuras e símbolos
(c) Casos reais
(      ) Servem de representação para comunicar a mensagem divina, utilizados para exemplificar a situação entre Deus e o povo;
(      ) O profeta Jeremias, orientado por Deus, enterrou próximo ao rio Eufrates um cinto de linho (Jr 13.1-11). Semelhantemente, sua ida á casa do oleiro (18.2-6) e o uso da canga de madeira sobre seu pescoço (27.2; 28.12), são exemplos dessa forma de comunicar a mensagem profética;
(      ) O profeta proclamava , em linguagem direta e simples, a mensagem de Deus. Ela era comunicada “boca a boca” como ocorria com Moisés (Nm 12.8) ou através de uma visão ou sonho (Jr 1.11ss.);
(     ) A forma mais usual e conhecida de transmissão profética acontece quando o porta-voz divino leva diretamente a alguém a mensagem;
(     ) Pode ser percebida mediante a experiência do casamento do profeta Oséias com a prostituta Gômer (Os 1.2,3), para libertá-la da escravidão exemplificando o amor de Deus por Israel;
(     ) O objetivo é chamar a atenção do seu interlocutor para a mensagem, assim como aconteceu com o profeta Aías, que rasgou um manto em doze pedaços e ofereceu dez deles a Jeroboão I, comunicando-lhe acerca da divisão do reino de Salomão (Rs 11.29-32).

2) Relacione a coluna de acordo com a palavra correspondente:
(a) Jeremias
(b) Intérpretes naturalistas
(c) embaixador ou mensageiro
(d) Balaão
(e) Amendoeira
(f) Saul
(       ) Consideram o estado de êxtase como um dos aspectos mais característicos da atividade dos profetas hebreus, mas negam a origem divina de seus oráculos;
(       ) Não fala em seu próprio nome e nem diz o que quer; ele transmite a mensagem em nome de quem o enviou, por isso, é muito comum o profeta se expressar empregando a primeira pessoa nos seus discursos, pois está falando em nome do Senhor, as palavras que Ele mesmo mandou (Jr 1.9);
(      ) "[...] e ele também profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite" (1 Sm 19.24). Contudo, é bom lembrar que ele, à época dessa experiência, estava distanciado de Deus (1 Sm 16.14);
(      ) Recusou a chamada não era desobediência, mas temor, por causa de sua tenra idade. Entretanto, a situação possibilitou um diálogo, onde Deus tocou a boca do profeta e disse-lhe: "Eis que ponho minhas palavras na tua boca" (Jr 1.9);
(      ) Pode ter sido inicialmente um profeta, mas depois se desviou. Em nenhum lugar do Antigo Testamento, ele é chamado de profeta, antes é reconhecido como "adivinho" (Js 13.22);
(      ) É uma árvore que se renova mais cedo para a primavera, ou seja, é a primeira a florir. O nome dessa planta representa o lembrete de que Deus está atento ao cumprimento de sua palavra (cf. Jr 31.28; 44.27).

3) Coloque V para verdadeiro e F, para falso:
(     ) A respeito dos oráculos divinos, sabemos que podem ser de repreensão, advertência, conforto ou ensino;
(     ) Os intérpretes naturalistas consideram o estado de êxtase como um dos aspectos mais característicos da atividade dos profetas hebreus, e jamais negam a origem divina de seus oráculos;
(     ) Quanto ao cumprimento de uma profecia, pode ser imediato, no tocante a sua geração, no futuro distante ou escatológico;
(     ) A autêntica comunicação profética, nos tempos bíblicos, era feita somente por meio de palavras, a fim de que o povo compreendesse claramente a mensagem divina;
(     ) A interpretação naturalista é antibíblica, porque as Escrituras Sagradas declaram que a fonte dos oráculos proféticos é o próprio Deus (Os 12.10; 2 Pe 1.21);
(      ) O profeta Jeremias, rasgou um manto em doze pedaços e ofereceu dez deles a Jeroboão I, comunicando-lhe acerca da divisão do reino de Salomão (Rs 11.29-32).

4) Relacione as colunas de acordo com leitura diária:
(a) Nm 12.6                      (     ) Deus conduz seus profetas
(b) 1 Sm 3.8-10               (     ) Deus usa os profetas para exortar seus filhos
(c) 1 Sm 16.7                   (     ) A palavra profética procede do Espírito Santo
(d) 2 Sm 7.4                    (     ) Deus fala por meio de voz audível
(e) 2 Sm 12.13                (     ) Deus pode falar ao profeta durante à noite
(f) Ez 3.24                        (    ) Deus fala por meio de sonhos e visões

5) Complete de acordo com a revista:
A __________ revela que é _____________ de Deus, desde _________, comunicar-se com as suas ___________ racionais para _____________, direção, ___________, revelação, ____________ e para que ___________ entendê-lO. O ___________ usou várias formas para se __________ com os ___________, e esses, com o povo, de modo que a _______________ se tornasse _________________.

Questionário elaborado por Jonilson Barros Caldas
O gabarito do questionário pode ser solicitado pelo e-mail: jonilsonb.com.br@hotmail.com



compartilhe esta postagem com seus amigos

domingo, 18 de julho de 2010

O Ministério Profético no Antigo Testamento

LIÇÃO 1- O MINISTÉRIO PROFÉTICO NO ANTIGO TESTAMENTO - 3º TRIMESTRE 2010

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 1 - O MINISTÉRIO PROFÉTICO NO ANTIGO TESTAMENTO - (Elaborado por Jonilson Barros Caldas)

1) Sabendo-se que os profetas do Antigo Testamento serviram como canais de comunicação entre Deus e o seu povo, conscientizando-o acerca da vontade e do conhecimento divinos, sobre estes é correto afirmar:
a) O Senhor Jesus Cristo e os seus apóstolos nunca fizeram-lhes referências, não reconhecendo a autoridade espiritual deles;
b) Igualmente aos sacerdotes, precisavam pertencer a certa família de profetas, como a de Moisés; também havia restrição de idade e objeção quanto às condições físicas;
c) Os profetas do Antigo Testamento inspiram e instruem somente a Israel, e não a Igreja de Cristo;
d) Não precisavam pertencer a certa família sacerdotal, como a de Arão; também não havia restrição de idade nem objeção quanto às condições físicas;
e) O Senhor Jesus Cristo e os seus apóstolos fizeram-lhes referências, reconhecendo a autoridade espiritual deles;
f) Os profetas do Antigo Testamento inspiram e instruem não somente a Israel, mas a Igreja de Cristo.

Agora marque a opção correta:
I- Todas as afirmações são verdadeiras
II- Todas as afirmações são falsas
III- Somente as afirmações a, b, c são verdadeiras
IV- Somente as afirmações d, e, f são falsas
V- Somente as afirmações d, e, f são verdadeiras
VI- Somente as afirmações b, d, f são verdadeiras

2) Relacione as colunas:
(a) Moisés
(b) Samuel
(c) Ministério
(d) Profetas clássicos
(e) Profetas orais
(f) Profeta
(     ) O termo aplica-se também a adivinhos, falsos profetas e profetas das divindades pagãs das nações vizinhas de Israel, sendo identificados como tais pelo contexto;
(     ) São também chamados de literários, os quais escreveram suas profecias, como Isaías, Jeremias, Ezequiel, dentre outros
(     ) Nos versículos 11 a 15 do capítulo 11 de Números, observamos que ele, por causa de seu trabalho excessivo, sentiu-se incapaz de satisfazer plenamente às necessidades do povo, e isso o deixou frustrado;
(     ) Presidia a congregação de profetas em Naiote, região de Ramá, onde residia;
(     ) Este vocábulo indica o serviço religioso específico e especial, desempenhado pelos levitas, pelos sacerdotes e pelos apóstolos;
(     ) Os quais não escreveram seus oráculos, como Samuel, Elias e Eliseu.


3) Coloque V para verdadeiro e F, para falso:
(     ) A resposta de Moisés, em Números 11.29, demonstra que qualquer pessoa podia ser profeta, desde que tivesse uma chamada divina específica;
(     ) Houve um período na história profética de Israel em que os profetas eram identificados simplesmente como "videntes";
(     ) A palavra hebraica usada no Antigo Testamento para “profeta” é nábí’
(     ) O texto sagrado revela a existência de uma organização de profetas bem estruturada, e Eliseu chegou a ser o mestre deles (2 Rs 61-3);
(     ) Nos versículos 11 a 15 do capítulo 11 de Números, observamos que Arão, por causa de seu trabalho excessivo, sentiu-se incapaz de satisfazer plenamente às necessidades do povo, e isso o deixou frustrado;
(     ) Com uma congregação de setenta homens dos anciãos do povo hebreu que Moisés iniciou ao que posteriormente ficou conhecido como o ministério profético em Israel.

4) Relacione de acordo com a leitura diária:
(a) Js 20.2                           (     ) A vinda do Messias foi anunciada pelos profetas
(b) 1 Cr 11.3                       (     ) Deus falou pelo ministério de Moisés
(c) 1 Rs 12.15                     (     ) Deus falou pelo ministério do profeta Jeú
(d) 1 Rs 16.12                     (     ) Deus falou pelo ministério do profeta Aías
(e) 1 Rs 17.16                     (     ) Deus falou pelo ministério de Samuel
(f) At 3.24                           (     ) Deus falou pelo ministério do profeta Elias

5) Complete de acordo com a revista:
Deus suscitou os _____________ para revelar-se ao _______________, a fim de que este conhecesse a _____________ divina e o __________ de ____________ na pessoa sublime de Jesus ____________, nosso _______________.

Questionário elaborado por Jonilson Barros Caldas
O gabarito do questionário pode ser solicitado pelo e-mail: jonilsonb.com.br@hotmail.com

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Escrever na Areia

ESCREVER NA AREIA

     Dois amigos, Mussa e Nagib, viajavam pelas estradas e sombrias montanhas da Pérsia, acompanhados de seus servos. Certa manhã chegaram à margem de um rio onde era preciso transpor as correntes de águas ameaçadoras. Ao saltar de uma pedra o jovem Mussa foi infeliz, falseando-lhe o pé e precipitando-se no torvelinho espumejante das águas em revoltas. Teria ali morrido, se não fosse Nagib, que atirou-se nas correntezas e conseguiu trazer a salvo o companheiro de jornada.
     O que fez Mussa? Chamou os seus mais hábeis servos e ordenou-lhes que gravassem numa pedra esta legenda:
     "Nesse lugar, durante uma jornada Nagib salvou seu amigo Mussa".
     Seguindo viagem de regresso às terras, sentados numa areia clara, puseram-se a conversar e por motivo fútil, surge de repente, uma desavença entre os dois. Discordaram, discutiram e Nagib, num ímpeto de cólera, esbofeteou brutalmente seu amigo.
     O que fez Mussa? Não revidou a ofensa. Ergueu-se e tomando tranquilo seu bastão escreveu na areia clara:
     "Neste lugar, durante uma jornada, Nagib por motivo fútil, injuriou, gravemente seu amigo Mussa".
     Um de seus ajudantes observou respeitoso:
     - Senhor, da primeira vez, para exaltar a abnegação de Nagib, mandaste gravar, para sempre, na pedra, o fato heróico. e agora, que ele acaba de ofender-vos, tão gravemente, limitas a escrever na areia incerta o ato de violência e covardia. A primeira legenda ficará para sempre. Todos os que passarem por este local dela terão notícia. Esta outra, porém, riscada no tapete da areia, antes do cair da tarde, terá desaparecido como um traço de espumas entre as ondas do mar.
     Respondeu Mussa sabiamente:
     - É que, o benefício que recebi de Nagib permanecerá para sempre em meu coração. Mas, a injúria, escrevo-a na areia, como um voto, para que depressa se apague e mais depressa ainda, desapareça da minha lembrança.
     Assim é meu amigo! Aprende a gravar na pedra os favores que receberes, os benefícios que te fizerem, as palavras de carinho, simpatia e estímulo que receberes. 
     Aprende, porém, a escrever na areia, as injúrias, as ingratidões, as ofensas e ironias que te ferirem pela estrada da vida.
     Aprende a GRAVAR ... na pedra. Aprende a ESCREVER ... na areia.

Resposta de Deus