TEXTO ÁUREO
“Dai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade” (1 Cr16.31).
VERDADE PRÀTICA
A essência do verdadeiro culto a Deus é a adoração, portanto, Ele procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
7 Então, naquele mesmo dia, entregou Davi em primeiro lugar o Salmo seguinte, para louvarem ao SENHOR, pelo ministério de Asafe e de seus irmãos:8 Louvai ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei conhecidos entre os povos os seus feitos.
9 Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.
10 Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o SENHOR.
11 Buscai o SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente.
12 Lembrai-vos das suas maravilhas que tem feito, dos seus prodígios, e dos juízos da sua boca.
13 Vós, semente de Israel, seus servos, vós, filhos de Jacó, seus eleitos.
14 Ele é o SENHOR, nosso Deus; em toda a terra estão os seus juízos.
Davi e a Restauração do Culto a Jeová
A primeira tentativa de Davi em trazer a arca de Deus para Jerusalém falhou (1 Cr 13.1-14). Agora ele tenta novamente. Dessa vez ele observa as regras para o seu transporte (1 Cr 15.1-15). Prossegue a grande procissão e a arca é acompanhada por marchas, corais, militares e os anciões de Israel com o próprio Davi encabeçando a multidão (vv. 16-28). Somente Mical, a filha de Saul, parece não ver alegria na ocasião (v. 29). A arca é colocada em uma tenda que Davi construiu para ela (1 Cr 16.1-3). Os levitas são designados para liderar uma adoração perpétua (vv. 4-6) e Davi contribui com um salmo original de ação de graças em louvor da grandeza de Deus (vv. 7-36). Finalmente, ofertas diárias são feitas e adoração diária é conduzida em Jerusalém, cidade capital de Israel e lugar que Deus escolheu para ser sempre identificada com o Seu nome (vv. 37-43).

Alegria. O senso de júbilo e de alegria expresso nesses dois capítulos (15,16) reflete um tema básico do AT. Aqui “alegria” não é tanto uma emoção particular como uma experiência partilhada pelo povo de Deus entusiasmado em adoração. As palavras hebraicas para alegria incluem: gil, alegria nas obras e pessoa de Deus; ranan, gritos de alegria emitidos em tempos de sacrifício ou recordação de Suas obras salvadoras; sus, entusiasmo suscitado por Deus e Sua Palavra; e samah, uma contente e feliz perspectiva. Alegria no AT é um produto da bênção divina, que pode ser material (Dt 16.15), mas que também brota diretamente do relacionamento pessoal com o Senhor (Sl 16.11). Assim, alegria é uma dádiva distinta de Deus para os crentes e é experimentada quando a Ele é dado o primeiro lugar em nossas vidas. Como o salmo de Davi diz: “Alegre-se o céu, e regozije-se a terra; e diga entre as nações: O Senhor reina!” (1 Cr 16.31).
Adoração diária (1 Cr 16.4-6,37-42). A atenção de Davi em organizar a adoração regular diária serve como um exemplo à comunidade dos pós-exilados. E para nós.
“Louvor” (1 Cr 16.7-36). Davi nos ensina a louvar a Deus por Suas qualidades pessoais (vv. 7-11), Suas obras em nosso favor (vv. 12-13) e exultar na glória e poder que Ele expressará no futuro (vv. 23-36).
Adoração. A palavra inglesa “worship” vem do saxão “worth-ship”, significando digno de adoração. Várias palavras bíblicas são traduzidas como adoração. No AT, sahah significa cair prostado de veneração, e ‘asah significa servir. Esta última palavra está associada com o trabalho dos sacerdotes e levitas no Tabernáculo, mais tarde no Templo. O termo paralelo no NT é latreuo, que é o culto adorável que um cristão expressa pelo louvor e uma vida santa. O termo mais comum para adoração no NT é prokyneo, que significa prostrar-se diante de. Um estudo das 60 menções desta palavra no NT demonstra que a adoração é sempre dirigida a Deus, e que tanto as manifestações de devoção e louvor público como particular enquadram-se nesta categoria. Indubitavelmente as mais poderosas imagens de adoração nas Escrituras são encontradas nos Salmos, e ainda mais no livro de Apocalipse. Aqui sentimos o temor religioso do crente pois toda qualidade é focalizada em Deus e quem Ele é. Aqui também, sentimos o verdadeiro significado de culto, com louvor e adoração, a Deus pelo que Ele é e pela Sua verdadeira natureza.

GRAÇA DOMINICAL
Livre para Entrar na Sua Presença
Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo. MATEUS 27.50,51.
É como se as mãos do céu estivessem segurando o véu, esperando por esse momento. Pense no tamanho desse véu – sessenta pés de altura por trinta de largura. Num minuto ele estava inteiro, no minuto seguinte rasgado em dois de alto a baixo. Sem protelação. Sem hesitação.
Qual era o significado da ruptura da cortina? Para os judeus significava que não existia mais nenhuma barreira entre eles e o Santo dos Santos. Não havia mais a necessidade de sacerdotes para serem os intermediários entre eles e Deus. Não haveria mais sacrifícios de animais para perdoar os seus pecados.
E para nós? O que esse véu rasgado significa para nós?
Que somos bem-vindos para entrar na presença de Deus – qualquer dia, a qualquer hora. Deus removeu a barreira que nos separava dEle. A barreira do pecado? Foi derrubada. Ele removeu o véu. (LUCADO, Max. Graça para o Momento - Vol. II. Rio de Janeiro, CPAD, 1ª Ed. 2008, p. 96).
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