Amigos

A PAZ DO SENHOR...

GOSPEL JOVENS

Seguidores

Você Está Buscando...

Página Gospel10

Página Gospel+

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Pastor Elienai Cabral é o comentarista das Lições Bíblicas Jovens e Adultos do 1º Trimestre de 2010

Pastor Elienai Cabral é o comentarista das Lições Bíblicas Jovens e Adultos do 1º Trimestre de 2010, o tema geral aborda a Segunda Epístola aos Coríntios

    
      Pastor Elienai Cabral (1945-). Evangelista, pregador, pastor, ensinador, escritor, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD, articulista e colunista de periódicos da CPAD , articulista e colunista de periódicos da CPAD. Nasceu em 23 de dezembro de 1945, na cidade de Mafra (SC), filho de Osmar Cabral e Jardelina Cabral. Seu pai foi pastor de várias igrejas naquele Estado e tem sua história marcada pelo pioneirismo pentecostal naquela terra. Elienai, desde muito novo, sentiu uma chama arder em seu peito por amor à obra do Mestre. Ao longo de sua infância e juventude, ele passou por muitas privações e dificuldades, além das perseguições que se faziam naquela época contra os evangélicos. Desde menino, dedicou-se a testemunhar de Cristo e à música. Foi maestro, ainda na adolescência, de corais em algumas cidades catarinenses, e em 1963, teve uma experiência vocacional da parte de Deus muito forte, quando, aconselhado e ajudado por John Peter Kolenda, resolveu dedicar-se ao ministério eclesiástico. Apesar da forte oposição da liderança da AD catarinense da época ao estudo de Teologia, estudou, de 1964 até 1965, no Instituto Bíblico das Assembleias de Deus (Ibad), em Pindamonhangaba (SP), onde foi moldado e preparado no conhecimento da Palavra de Deus, para desenvolver seu ministério. Aos 21 anos de idade, foi ordenado evangelista, em 6 de janeiro de 1966, na cidade de Itajaí (SC). Por decisão da Convenção de Santa Catarina, foi trabalhar em Rio do Sul, como obreiro auxiliar naquela igreja, sob o pastorado de João Eduardo Carvalho. Trabalhou naquele campo por um ano, de janeiro de 1966 a fevereiro de 1967. Casou-se, em 3 de setembro de 1966, com Arézia Lessa Cabral, filha do pastor José Carlos Lessa e neta do pastor Camillo José Peclat. Recebendo um convite do missionário Bernhard Johnson Jr., para formar uma equipe de evangelistas que trabalharia em todo o Brasil e no exterior realizando cruzadas evangelísticas, em 15 de março de 1967, uniu-se à Cruzada Boas Novas, permanecendo até janeiro de 1976. Nos dois primeiros anos dentro da Cruzada Boas Novas, o missionário Bernhard Johnson Jr. apresentou Elienai Cabral para uma segunda ordenação, neste caso, para pastor, e, no dia 18 de agosto de 1968, assim aconteceu, na Convenção do Estado de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro. Foi pastor da AD de Varginha (MG).
     Junto à equipe de Bernhard Johnson, pastor Elienai Cabral dirigiu os programas radiofônicos, e nas cruzadas evangelísticas, além de participar da direção dos cultos, foi o cantor oficial durante todo o tempo em que esteve na Cruzada Boas Novas. Gravou alguns discos que se tornaram conhecidos no Brasil inteiro e no exterior. Além de pregador e ensinador, desenvolveu seu ministério, pelo qual tornou-se conhecido nacionalmente. Em 1976, sendo convidado pelo pastor João Alves Correia, presidente das Assembleias de Deus da Baixada Santista (SP), fundou e organizou o Instituto Bíblico de Santos. Posteriormente, recebeu o convite do então presbítero e empresário Custódio Rangel Pires para iniciar o Centro Evangelístico de Icaraí (Niterói), no Rio de Janeiro, onde permaneceu de 1979 até 1981. De 1981 até 1983, desenvolveu o Ministério Cristocêntrico, com sede em Niterói (RJ), e ministrou conferências em todo o Brasil. De 1983 a 1987, foi vice-presidente da Assembleia de Deus da Bela Vista, Fortaleza (CE), organizando outro instituto bíblico e formando duas turmas de obreiros, dos quais alguns são pastores e missionários. Em 9 de agosto de 1987, assumiu o pastorado da Assembleia de Deus de Sobradinho (DF).
     Sua esposa, Arézia Cabral, é professora, serventuária da Justiça e psicóloga. Ela atuou na CPAD como redatora do departamento de Educação Cristã e comentarista de lições da Escola Dominical. Os dois filhos do casal também são obreiros. Sua filha, Tâmara Soares Cabral e o pastor Samuel Soares, com quem é casada, são missionários nos Estados Unidos da América. O filho mais novo, Elienai Júnior, casado com Elizabete Cabral, é pastor e co-pastoreia uma das igrejas da Assembleia de Deus de Betesda, em São Paulo.
     É membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB) e da Academia de Letras Emílio Conde (CPAD). Possui cursos de bacharel e pós-graduação em Linguística Bíblica, Psicologia Pastoral, Aconselhamento e Jornalismo.
     Sendo um dos escritores mais prolíferos das Assembleias de Deus, Elionai é autor dos livros Cartas aos Efésios, Cartas aos Romanos, A Juventude Cristã e o Sexo, A Síndrome do Canto do Galo, O Pregador Eficaz, Mordomia Cristã, e Abraão-As Experiências de Nosso Pai na Fé, todos publicados pela CPAD. É também autor de um dos livros-texto da Eetad (Homilética).
      É membro do Conselho da FAETD e tem exercido, por vários mandatos, cargos na Convenção Geral das Assembleias de Deus, como membro do Conselho Administrativo da CPAD e Conselho Fiscal da CGADB.
     Em 2006, ele exercia a presidência da Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Distrito Federal (CEADDIF), cargo que já ocupara em vários outros mandatos.
Desde 1985, é comentarista da revista Lições Bíblicas, publicada pela CPAD para a Escola Dominical, e assina uma coluna sobre temas escatológicos no Mensageiro da Paz.(ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. 1ª Ed. Rio de Janeiro, CPAD 2007 , pp. 146, 147).

Nenhum comentário:

Resposta de Deus