Amigos

A PAZ DO SENHOR...

Seguidores

Você Está Buscando...

Página Gospel10

Página Gospel+

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Lição 13 - Solenes Advertências Pastorais

LIÇÃO 13 – SOLENES ADVERTÊNCIAS PASTORAIS - 1º trimestre de 2010

TEXTO ÁUREO
"Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos" (2 Co 13.5a).

VERDADE PRÁTICA
Uma das responsabilidades pastorais é disciplinar a igreja com amor, a fim de que esta desenvolva-se espiritualmente sadia.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Coríntios 12.19-21; 13.5,8-11
2 Coríntios 12
19 - Cuidais que ainda nos desculpamos convosco? Falamos em Cristo perante Deus, e tudo isto, ó amados, para vossa edificação.
20 - Porque receio que, quando chegar, vos não ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis, e que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos;
21 - que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe para convosco, e eu chore por muitos daqueles que dantes pecaram e não se arrependeram da imundícia, e prostituição, e desonestidade que cometeram.
2 Coríntios 13
5 - Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
8 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.
9 - Porque nos regozijamos de estar fracos, quando vós estais fortes; e o que desejamos é a vossa perfeição.
10 - Portanto, escrevo essas coisas estando ausente, para que, estando presente, não use de rigor, segundo o poder que o Senhor me deu para edificação e não para destruição.
11 - Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.

SUBSÍDIOS PARA SOLENES ADVERTÊNCIAS PASTORAIS

     Depois de ler esta lista de pecados (2 Co 12.20,21), é difícil acreditar que estas sejam as pessoas que Paulo declarou possuírem grandes dons e serem líderes qualificados (8.7). Paulo temia que as práticas dos coríntios perversos invadissem a congregação. Ele escreveu com severidade, esperando que endireitassem suas vidas antes de sua chegada. Devemos viver de uma forma diferente dos incrédulos, não deixando que a sociedade secular dite o modo como devemos tratar as pessoas. Não deixe que a cultura à sua volta influencie o seu comportamento(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD, 2004, p.1626).

GRAÇA DOMINICAL
A Sabedoria Contida nas Advertências
Não erreis: Deus não se deixar escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gl 6.7).

     Muitas vezes ficamos surpresos com os infortúnios da vida, mas quando somos prensados contra a parede da sinceridade, precisamos admitir que se tivéssemos despedido aquela recepcionista tola, e feito alguma coisa a respeito daqueles telefonemas, teríamos evitado muitos problemas. Geralmente, já sabemos que os transtornos estão logo ali. Os cristãos que caíram nas chamas do pecado sentiram o fogo enfraquecendo muito antes dele se apagar. Uma gravidez indesejada ou as explosões de ira podem parecer fruto de um momento de desvario, mas na realidade são, em geral, o resultado do hábito de ignorar as advertências sobre algum pecado iminente.
     Será que você está perto do pecado? Será que seus sentidos estão fracos? Será que seus olhos foram treinados para girar e se movimentar quando deveriam para e observar?Então, talvez você esteja precisando consertar o seu detector de perigo (LUCADO, Max. Graça Para o Momento- Vol. II. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p 73).
.

Nenhum comentário:

Resposta de Deus